Projeto da Univates aborda arquitetura nas escolas

Postado em 24/04/2012 11h01min

Por Tuane Eggers

No último dia 14, o projeto de extensão da Univates intitulado “Arquitetando” realizou a primeira atividade nas turmas de segundo ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), de Lajeado. A equipe do projeto trabalhou atividades que relacionam métodos e técnicas abordadas em disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo com conteúdos explorados no Ensino Médio.

Vinculada à disciplina de Artes, a atividade proposta levou aos alunos algumas técnicas de desenho e de colagem da disciplina de Desenho de Observação e Croquis, do curso da Univates. Os alunos puderam obter informações sobre o funcionamento do curso e do papel do arquiteto, além das áreas em que o profissional arquiteto e urbanista pode atuar.

Os bolsistas do projeto demonstraram a construção de perspectiva por meio de pontos de fuga, mostrando exemplos realizados por alunos do curso. A dinâmica aplicada envolveu a descoberta de pontos de fuga e desenvolveu o lado criativo dos alunos com a técnica de colagem.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Jamile Weizenmann, é importante propor o envolvimento entre os alunos de Ensino Médio com a graduação, por meio de ações de extensão. “Essas atividades aproximam o curso da escola e, ao mesmo tempo, apresentam novas formas de abordar os conteúdos de sala de aula, que também estão relacionados com a arquitetura”, explica a professora, ressaltando que os alunos aprovaram a ideia.

A equipe do projeto é formada pela professora colaboradora Merlin Diemer, pelos bolsistas Aline Ertel e Juliana Lucca, pelo professor voluntário Augusto Alves, e pelos alunos voluntários Arthur Pretto Junqueira e Karina Krein. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail jamilearq@hotmail.com ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5227 e 5323.

Texto: Tuane Eggers

Alunos de Ensino Médio criaram imagens utilizando técnicas de desenho e de colagem