O Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) abriu inscrições, até o dia 31 de julho, para a seleção de bolsistas para o Programa de Pós-Graduação em Temas com Relevância para Países em Desenvolvimento 2013-2015. A iniciativa busca oferecer cursos em universidades e universidades tecnológicas alemãs com temáticas relacionadas aos interesses de profissionais procedentes e atuantes em países em desenvolvimento.
Nesta edição do programa, estão sendo oferecidos 37 cursos de mestrado e três de doutorado em diferentes áreas: Administração, Engenharia, Matemática, Planejamento Regional, Medicina Veterinária e Estudos Midiáticos. Os cursos têm duração de 12 a 24 meses. O programa se destina a diplomados com pelo menos dois anos de experiência profissional depois de concluído o curso de graduação.
As listas completas dos cursos oferecidos e dos pré-requisitos exigidos podem ser conferidas no site brasileiro do DAAD – www.daad.org.br. Os candidatos devem enviar a documentação para o escritório do DAAD no Rio de Janeiro, até o dia 31 de julho. Os interessados também podem encaminhar os documentos para o DAAD em Bonn, até o dia 31 de agosto, ou diretamente para as universidades, obedecendo aos seus respectivos prazos.
O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento superior a 300 milhões de euros e mais de 57 mil fomentados (alemães e estrangeiros) anualmente. Em 2012, o DAAD tornou-se parceiro do governo brasileiro no programa Ciência sem Fronteiras, por meio do qual a Alemanha espera receber 10 mil estudantes brasileiros até 2015 para graduação sanduíche, doutorado e pós-doutorado.
Mais informações podem ser obtidas na Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.
Texto: Tuane Eggers