Segurança do Trabalho na indústria da construção civil é tema de Seminário

Postado em 10/04/2012 13h18min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de informar sobre riscos e medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais na indústria da construção civil, a Univates promove o "Seminário Técnico sobre Segurança do Trabalho na Indústria da Construção Civil", que ocorre no próximo dia 20 de abril. A atividade será realizada no turno da tarde, a partir das 13h, no auditório do Prédio 16, e contará com palestras e debates com profissionais da área.

O evento também busca qualificar os participantes sobre a aplicação da Norma Regulamentadora 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, do Ministério do Trabalho e Emprego; apresentar boas práticas de prevenção aplicadas na segurança do trabalho na indústria da construção; e alertar sobre as responsabilidades civil e criminal decorrentes de acidentes e doenças ocupacionais.

A atividade é gratuita e aberta à comunidade. Inscrições podem ser efetuadas, na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail propex@univates.br.

Confira a programação:

13h - Abertura do Seminário
Engenheiro de Segurança Eduardo Becker Delwing - Coordenador do Curso Engenharia de Segurança - Univates
Dr. Heron de Oliveira, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego - RS

13h30min - Palestra: "Risco Grave e Iminente, Prevenção, Gestão e Auditoria em Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção"
Palestrante: Roque Puiatti - Engenheiro de Segurança do Trabalho e Auditor Fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - RS

14h15min - Espaço para perguntas e debates

14h30min - Palestra: "NR-18 - Aspectos quanto à qualificação do Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho - Aspectos relacionados a responsabilidades civil, trabalhista, criminal, administrativa, previdenciária e profissional decorrentes de acidentes e doenças relacionados às condições de trabalho na indústria da construção"
Palestrante: Luísa Tânia Elesbão Rodrigues - Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, Advogada e Auditora Fiscal do Trabalho da SRTE - RS (aposentada), professora na UFRGS e na PUCRS

15h30min - Espaço para perguntas e debates

15h45min - Intervalo para o café

16h - Palestra: "A importância dos projetos na gestão de segurança na construção civil"