Na abertura da palestra, o coordenador do curso de Educação Física bacharelado, Leonardo de Ross Rosa, salientou a importância do secretário estadual para o público presente. "Ele é um grande nome do esporte no RS e está promovendo diversas alterações na área do esporte atualmente. É realmente uma grande oportunidade para todos nós", disse.
Após abordar alguns marcos legais instituídos nos últimos anos na área de esportes, o secretário Neto falou sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, instituída no estado no início de 2012. "A política estadual é aquilo que fica enraizado na cultura da população. E tudo o que está se fazendo hoje é oriundo dessa colaboração com a comunidade", explicou.
Para o palestrante, tudo o que for feito para a Copa do Mundo de 2014 não deve ser apenas transitório, mas sim ficar como benefício para a sociedade. "Acho que todos nós temos que ver a Copa como uma série de desafios, mas também como uma série de oportunidades, principalmente para os profissionais de Educação Física", salientou.
Entre as suas ações prioritárias estão a formulação de uma política de estado para o Esporte e Lazer, a ampliação do incentivo ao esporte por meio do Proesporte, e a consolidação do Rio Grande do Sul como melhor sede da Copa de 2014.
Texto: Tuane Eggers