Podem participar jovens de 14 a 24 anos que estejam matriculados e frequentando uma escola, caso não tenham concluído o Ensino Médio. Além disso, devem ser selecionados por empresas da região, que tenham pelo menos sete funcionários, conveniadas com o Programa de Aprendizagem da Univates. Caso o aprendiz possua alguma deficiência, não há limite de idade para a capacitação.
O responsável pelo recrutamento e pela seleção do aprendiz é a própria empresa, que, após a escolha do candidato, encaminha-o para a Univates, matriculando-o no curso de Assistente Administrativo. A Instituição é, então, responsável pela formação teórica desse jovem, oferecendo o programa que é dividido em três semestres: o primeiro ocorre na Univates, o segundo na Univates e na empresa, e o terceiro na empresa (com seminários integradores na Univates).
O investimento é de 18 parcelas de R$ 110,00 (valor que é pago pela empresa). Inscrições podem ser efetuadas pelos jovens selecionados, mediante apresentação de carta de recomendação da empresa, no Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, sala 408 do Prédio 9.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5294, ou pelo e-mail cep@univates.br.
Saiba mais sobre a Lei da Aprendizagem
Para conhecer mais sobre a iniciativa, o Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza o Manual da Aprendizagem, que esclarece questões relacionadas à Lei da Aprendizagem e orienta os empresários a respeito dos procedimentos necessários para a contratação de aprendizes. A publicação, composta de perguntas e respostas, também é acompanhada de um anexo com a legislação pertinente.
O material pode ser encontrado no site do Ministério do Trabalho e Emprego, pelo link www.mte.gov.br.
Texto: Tuane Eggers