Pasune: prática social no contexto universitário

Postado em 02/04/2012 09h48min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de refletir o exercício de cidadania, a Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune) busca consolidar o espaço integrando acadêmicos de distintas áreas do conhecimento, por meio de encontros e debates que estimulem uma visão crítica da realidade. A equipe de representantes locais é composta pelas alunas Edoarda Sopelsa Scherer, acadêmica de Direito, Karen Pires, aluna de Letras, e Inauã Weirich, graduanda em História.

O objetivo principal é utilizar a pluralidade de saberes dos jovens, que buscam conhecimento na universidade. "Queremos pensar o que pode ser feito para beneficiar a sociedade", explicam elas. As ações da Pasune propõem trabalhar a conscientização do papel social, a prática cidadã, a valorização e percepção da diversidade, questionando o contexto em que os jovens estão inseridos, e a partir disso, dialogar sobre a importância da prática social.

Entre os meses de abril e maio, será realizada na Univates uma oficina sobre sustentabilidade e meio ambiente, que está vinculada às mobilizações da juventude do Brasil e América Latina para participação na Cúpula do Povos, Rio +20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre no mês de junho.

Convida-se todos os interessados a dialogar a respeito das problemáticas e posicionamento do jovem universitário na sociedade contemporânea. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pasune@live.com

Texto: Tuane Eggers
(da esquerda para direita) Karen Pires, Inauã Weirich e Edoarda Sopelsa Scherer