Este ano, em função da grande procura, a direção da Avates resolveu expandir o evento e aceitar um número maior de competidores. Serão cerca de 150 atletas, divididas em 10 equipes. Entre os adversários da Avates estão: Feevale, de Novo Hamburgo, Vôlei Futuro, de Santa Maria, Clube Brilhante, de Pelotas, Vôlei Sensacional, de Lajeado, UFRGS, Sogipa, e Grêmio Náutico União, de Porto Alegre e ainda a Seleção Gaúcha Juvenil.
Na competição as equipes serão divididas em duas chaves, a primeira colocada de cada fará a final. O Aberto tem entrada franca e começa às 9 horas da manhã, no ginásio Ito Snell, no Colégio Martin Luther.
As equipes da Avates recebem o apoio do Colégio Martin Luther, Prefeitura Municipal de Estrela, Univates, Cooperativa Languiru, Academia Corpus, Clínica de Fisioterapia Espaço e Saúde, ICCILA e Nutricionista Gabriela Coelho.
Equipe
A Univates/Avates terá os seguintes desfalques para o Aberto de Estrela: as atacantes Fran, com uma torção no tornozelo, e Paula que irá atuar pela Seleção Gaúcha Juvenil, que se prepara para o Campeonato Brasileiro de Seleções. Estará fora também do torneio a recém-chegada, Indianara, que treina separada do grupo para garantir a qualificação da preparação física.