Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Profissão de designer a um passo de ser regulamentada

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

Na última quarta-feira, dia 28, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, foi aprovado o projeto de lei que regulamenta a profissão de designer. A ação beneficiará os diplomados em cursos de Design - e denominações congêneres - devidamente registrados e reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura, além dos profissionais que comprovarem o exercício da profissão por período superior a cinco anos.

Conforme o coordenador do curso de Design da Univates, professor Rodrigo Brod, a regulamentação é um passo importante rumo à profissionalização. Ele conta que o entendimento da profissão é muitas vezes equivocado, pois muitos acreditam que designers são apenas desenhistas ou diretores de arte em peças publicitárias. "O designer pode, sim, executar essas atividades, e muitos possuem diversos talentos voltados para as artes, mas o designer é sobretudo um projetista, um solucionador de problemas e um agente de transformação na indústria, comércio e serviços", explica.

A regulamentação promoverá organização, qualificação e assegurará a responsabilidade com o crescimento das associações e a participação efetiva desses profissionais. O próximo passo será a tramitação do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com o objetivo de receber a segunda aprovação. Se a resposta for positiva, a regulamentação passa a ser lei, sem necessitar de aprovação no plenário da Câmara.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar