Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Músicos da Ospa encantam público em Lajeado

Postado em 28/03/2012 08h54min

Por Tamara Bischoff

Lajeado - Em uma noite de frio inesperado, cerca de 1,5 mil pessoas prestigiaram a apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), realizada na Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola, nesta terça-feira, dia 27. Sob a regência do maestro Claudio Ribeiro, músicos apresentaram repertório variado, contemplando as obras Ponteado, de César Guerra-Peixe, Abertura Guilherme Tell, de Gioacchino Rossini, e Sinfonia 35, de W. A. Mozart.

A canção Concierto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo, foi destaque, contando com o solo do primeiro doutor em violão do Brasil, Daniel Wolff, considerado pela crítica internacional um músico virtuoso, de técnica brilhante. Repleta de temas populares da Andaluzia, foi interpretada pela primeira vez em 1940 e surpreendeu em sua estreia. Ninguém jamais ousara colocar um violão como instrumento solista, diante de uma orquestra. A obra foi escrita originalmente para piano e, por isso, é de difícil execução, exigindo do intérprete um virtuosismo sem igual.

Na ocasião, também foi apresentado à comunidade o livro "Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola de Lajeado, RS: patrimônio, restauração e participação comunitária", da historiadora e professora da Univates Neli Teresinha Galarce Machado, das acadêmicas Lauren Waiss da Rosa e Patrícia Schneider, e da coordenadora do Núcleo de Cultura da Univates, Ana Lúcia Pretto. "Essa iniciativa é especial. A sociedade carece de um sentimento de preservação", afirmou Neli, aproveitando a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram com a edição do livro e com a obra de restauração da Igreja.

O evento teve entrada franca e foi promovido pela Univates, por meio do Núcleo de Cultura, em parceria com a Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola.

Texto: Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Notícias Relacionadas