O objetivo é capacitar esses profissionais, desenvolvendo habilidades de liderança, de empreendedorismo, de inovação e de gestão, qualificando-os para os desafios que se apresentam às universidades perante os novos e futuros cenários.
Nesta segunda-feira, o tema foi "Gestão da extensão e das relações comunitárias", abordado pelo professor Luiz Siveres, da Universidade Católica de Brasília. Para Siveres, as instituições de caráter comunitário têm um desafio muito maior na extensão, pois possuem vínculo direto com suas comunidades e são agentes diretos de desenvolvimento regional. "Especialmente no Rio Grande do Sul, onde há o maior índice de reprovação no Ensino Médio, vemos a necessidade do envolvimento das comunitárias. Isso por que elas podem ser agentes decisivos na formação continuada de professores e educadores por meio da extensão e ajudar a reverter este quadro", explica o docente.
Também foi apresentado o case "Sala dos Municípios", que trouxe o debate sobre o projeto da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e sua relação com os municípios de abrangência da universidade. Além do envolvimento com o desenvolvimento regional, a professora Maria Julita Volpato Gomes relatou a experiência da Unesc em seu envolvimento político com os municípios.
Nesta terça, foi abordado o tema "A estrutura da gestão pedagógica, científica e administrativo-financeira das IES comunitárias", com a explanação do reitor da Unisc, Vilmar Tomé e o professor da Unijuí, Telmo Rudi Frantz.
Aulas seguem até quinta-feira
Na quarta, dia 28, o reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, abordará o tema "Racionalização dos meios e modernização da gestão dos processos", debatendo questões sobre constituição de conselhos, colegiados, câmaras e comitês. Haverá também apresentação do case "Sustentabilidade e gestão de orçamentos", com Roberto Boniatti, da UCS.
Encerrando o módulo, na quinta-feira a aula trará como discussão central a gestão da graduação e os desafios da qualidade com sustentabilidade financeira. Quem discutirá o assunto é a pró-reitora de Graduação da PUCRS, Solange Medina Ketzer. Serão compartilhados os cases da Unisc e Univates, sobre os projetos de Licenciaturas e Graduação, respectivamente.
O MBA, que tem duração de um ano, com 400 horas de atividades, está estruturado em dez módulos temáticos, desenvolvidos em aulas presenciais e a distância. O curso conta com professores especialistas em diferentes áreas da gestão universitária que atuam em universidades brasileiras e estrangeiras e em órgãos envolvidos com a educação no país, como o Conselho Nacional de Educação - CNE. A coordenação geral do curso é do vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professor José Carlos Köche. Para o coordenador, "esse curso é uma iniciativa pioneira do Comung. Ele nasce da parceria entre as IES Comunitárias associadas e demonstra o compromisso de cada instituição com a sua qualificação, por meio da capacitação continuada de suas lideranças e de seus gestores".
Os demais módulos serão desenvolvidos na UPF, UCS e Unisc. Haverá, também, um módulo internacional. Trinta gestores das Instituições de Ensino Superior do Comung estão inscritos no curso, dentre eles, reitores, pró-reitores, diretores, coordenadores, assessores e supervisores.
Integram o Comung: Feevale, IPA, PUCRS, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, UPF, Urcamp e URI. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.comung.org.br ou pelo e-mail comung@comung.org.br .
Texto: Elise Bozzetto