Comissão de funcionários trabalhará inclusão de pessoas com deficiência

Postado em 22/03/2012 17h05min

Por Tamara Bischoff

Nesta semana, foi realizada a primeira reunião da comissão que trabalhará o Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência desenvolvido pela Univates. Na ocasião, foram discutidos os objetivos do projeto que, além de cumprir a lei, atendendo prazos e cotas, buscará inserir de forma humana e digna os portadores das mais diferentes necessidades especiais, físicas e mentais. "Com essa finalidade criamos o grupo, para trocar experiências, avaliar necessidades e elaborar ações de inclusão, divulgação e conscientização de alunos, professores, funcionários e visitantes", salienta a psicóloga do Setor de Recursos Humanos, Cristine Heineck.

Neste início de trabalho, a comissão se reunirá a cada duas semanas. Entre as ações em andamento estão a avaliação de postos de trabalho nos setores e a conscientização de chefias sobre a necessidade de inclusão, avaliando as atividades, riscos e oportunidades de trabalho para PCD's. Em breve, deverá ser trabalhada uma campanha de sensibilização do público interno, para divulgar o projeto de maneira mais abrangente a toda comunidade acadêmica.

Além de Cristine, integram a comissão: Diane Sordi (Engenharia e Manutenção), Tamara Bischoff (Marketing e Comunicação), Maria Isabel Lopes (NAP), Carla Barzotto (Biblioteca), Sandreane Bohrer (Biblioteca e representante dos PCD's), Dalila Giacomini (estagiária de Psicologia) e Janaína Costa (estagiária Segurança do Trabalho).

Hoje, os alunos da Univates contam com o trabalho do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), que auxilia e acompanha os portadores de deficiência.

Texto: Tamara Bischoff

Ana Paula Labres