Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Dia Mundial da Água: Univates mostra responsabilidade na preservação desse recurso natural

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

Nesta quinta-feira, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de discutir sobre os diversos temas relacionados a esse importante recurso natural. Consciente da importância de preservar a água, a Univates mostra responsabilidade ambiental em diversas ações.

Conforme o engenheiro Robledo Müller, responsável pelo Setor de Engenharia e Manutenção da Univates, desde a construção do Complexo Esportivo, em 2007, já se tem como regra a utilização de cisternas, que são reservatórios de águas pluviais. "As águas da chuva acumulada pelos telhados do Prédio 16 e do Complexo serão destinadas para a futura cisterna do campo de futebol, que será construído em breve e terá a água utilizada para irrigação do gramado. Já o Prédio 17 conta com uma cisterna própria, que destina a água para a lavagem do piso dos laboratórios e para a jardinagem", explica.

O projeto do Centro Cultural Univates, que abrigará a nova Biblioteca e o Teatro, contará com um sistema de cisternas com filtros e tratamento, que possibilita a utilização da água em sanitários e também na jardinagem do local.

De acordo com a bióloga Cátia Gonçalves, coordenadora do Programa Interno de Separação de Resíduos (PISR) da Univates, há cerca de cinco anos foram implantadas torneiras de pressão em todos os prédios, resultando em menor desperdício da água. "Também controlamos a pressão de águas das descargas dos sanitários, com o objetivo de consumir menos água desnecessária", conta.

Novos equipamentos para destilação de água estão sendo adquiridos para substituir os já existentes nos laboratórios da área de Química e Biologia. Conforme a bióloga, o objetivo é fazer o balanço entre o consumo de água e o consumo de energia. A substituição está sendo feita aos poucos. Outras ações que também se relacionam com a economia de água são o tratamento do esgoto, o recolhimento de óleo e o recolhimento de resíduos químicos que tem sido feito no câmpus de Lajeado. "Também fazemos trimestralmente o monitoramento da água do lago da Univates, buscando preservar esse ambiente natural", diz.

A Instituição participa, ainda, do projeto "Viva o Taquari Vivo", que busca chamar a atenção das comunidades dos vários municípios banhados pelo rio Taquari sobre a importância fundamental deste manancial. A próxima ação será no dia 5 de maio, a partir das 7h30min, nos municípios de Lajeado e de Estrela. Os voluntários percorrerão 4,5 quilômetros entre a foz dos arroios Boa Vista e Estrela, recolhendo lixo do leito e das margens do rio. Todos os resíduos recolhidos na ação são fotografados e transformados na exposição "Espelhos", que estará ao longo do ano em diversos locais da região. A Univates participa da mobilização desde o ano de 2008.

A Instituição também conta com o projeto de extensão "Comunicação para Educação Ambiental", coordenado pela professora doutora Jane Márcia Mazzarino. A atividade busca gerar sensibilização ambiental a partir do uso de estratégias de comunicação, por meio da reflexão crítica sobre temas ambientais e da incorporação de atitudes sustentáveis no cotidiano das comunidades.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar