No início da noite, a coordenadora dos cursos de especialização, Fernanda Brod, deu boas-vindas aos alunos e explicou o motivo de dividir os temas em duas especializações. "Mesmo divididos, continuarão com disciplinas em comum. São direitos sociais e fundamentais, é interessante que a aula inaugural aborde o direito previdenciário", comentou.
Em seguida, o juiz federal Savaris explicou sobre a importância do direito previdenciário. Para ele, o direito social é algo tão caro às pessoas e à sociedade, e mesmo assim é mal compreendido. Ao contar a história de como esse direito entrou em sua vida profissional, Savaris citou auto-respeito e dignidade das pessoas como sinônimo de direito previdenciário.
Para ele, ninguém está livre de um momento de adversidade e é nesses casos que se dá a importância do direito à previdência social. "Comecei a perceber que o estado não dava a última palavra, que havia respaldo no sistema judicial para conter o abuso estatal", explicou.
Savaris é membro da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais. A palestra foi mediada pela professora Márcia Maria Pierozan e contou com a presença de promotores de justiça, delegados e outras autoridades da região.
Texto: Tuane Eggers