Professora da Univates envia notícias de Timor-Leste

Postado em 05/03/2012 14h15min

Por -

A professora e socióloga do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates Shirlei Mendes da Silva foi selecionada para lecionar durante o ano letivo de 2012 na Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). Ela envia notícias periódicas das atividades desenvolvidas nesse país.

Confira o último relato abaixo:

Da história do Timor-Leste

Ontem assisti ao documentário "Timor-Leste, nascimento de uma Nação" e, aos poucos, inicio as leituras sobre a história deste pequeno país que, assim como o Brasil, foi colônia de Portugal. Porém, a diferença é que a família real não veio para o Timor. Logo, esta pequena metade de ilha entre a China e a Austrália teve seu desenvolvimento atrelado a outros fatores.

Por exemplo, os chineses aqui passaram e deixaram sinais de sua cultura, juntamente com os japoneses que invadiram a ilha durante a Segunda Guerra Mundial. Além destes, os indonésios anexaram o Timor como colônia durante 24 anos, o que trouxe outras consequências...

Culturas, línguas, tradições... Tudo isso conforma a identidade de um país ou de um povo. Talvez esse hibridismo explique a dificuldade de se falar de Timor. Aliás, como se constroem as identidades nacionais? Parece que a memória coletiva é um importante elemento para a construção da identidade de um povo. Estudiosos afirmam que uma questão importante para a definição da identidade timorense foi a criação das comunidades crioulas (Gunn, 2001), prevalecendo hoje a multiplicidade de identidades entre os timorenses.

Shirlei Mendes da Silva
de Díli, Timor-Leste