Gravado a partir de depoimentos dos integrantes do time de basquete da Associação dos Doentes e Deficientes Físicos de Lajeado (Addefil), o documentário foi dirigido e produzido por Marcus Staudt, com imagens captadas por Felipe Stefani e Fernando Schmitz, e finalizado por Alex Bender, todos integrantes da equipe da TV Univates.
Conforme Staudt, um documentário permite mostrar o trabalho jornalístico com mais tempo e maior profundidade. Ele conta que a ideia surgiu a partir da sua paixão por basquete, esporte que pratica desde os oito anos. "Pensamos em abordar não apenas o basquete por si só. Então surgiu a ideia de trabalhar o assunto sob a ótica dos cadeirantes", explica.
O diretor salienta o fato de que quase nenhum jogador nasceu com a necessidade especial, a maioria se tornou cadeirante durante a vida. Dessa forma, o documentário representa uma sensível narrativa de persistência e de força de vontade desses jogadores. Além dos seus depoimentos, o vídeo conta com a participação de pessoas envolvidas com o time e com a temática abordada. Entre eles estão o ex-técnico da equipe, Clairton Waccholz (Xis), a professora da disciplina Educação Física e Inclusão, Magali Grave, que hoje atua também como diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Univates, e o coordenador do Curso de Fisioterapia da Instituição, Eduardo Sehnem.
De acordo com Staudt, a ideia é produzir mais documentários ao longo do tempo, inclusive com o auxílio de alunos que tiverem interesse em participar de forma voluntária. Em breve, o vídeo será exibido na programação da TV Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/tv, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5579, ou pelo e-mail tvunivates@univates.br.
Texto: Tuane Eggers