A professora e socióloga do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates, Shirlei Mendes da Silva, foi selecionada para lecionar durante o ano letivo de 2012 na Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). A partir do dia 20 de janeiro, ela integrará uma equipe de 33 professores brasileiros de diferentes áreas de formação que partirão para a capital do país, Dili.
Shirlei enviará notícias das atividades que serão desenvolvidas em Timor-Leste, contribuindo para o desenvolvimento do blog do projeto. Professores das áreas de Ciência Política, Sociologia, Português, Matemática, Engenharia, Biologia, Física, Química e Educação Física integrarão o processo de reconstrução identitária do país.
Confira o relato inicial da professora:
Chegando em Timor-Leste...
Após quatro longos dias de viagem, finalmente cheguei em Díli, capital do Timor-Leste, minha nova pátria até dezembro de 2012. Um calor extremo me esperava. Minha primeira visão de Díli foi a bandeira timorense, defendida arduamente durante os anos de resistência à ditadura da Indonésia (1975-1999).
Essa e outras histórias serão narradas em meus futuros relatos desta experiência de trabalhar e viver em um país de cultura oriental, que tem como a língua oficial o português, a qual é falada por apenas cerca de 20 % da população. Na verdade, nas ruas de Díli se fala um pouco de inglês, um pouco de português e muito do tétum, uma das línguas aborígenes locais. Ontem à noite tivemos nossa primeira aula de tétum - aprendemos o básico para andar nas ruas de Díli.
O projeto de partir para o Timor-Leste começou quando fui selecionada para lecionar na Universidade Nacional do Timor-Leste (UNTL) por meio de uma cooperação internacional entre a Universidade Mackenzie, de São Paulo, e a UNTL. A Univates, minha instituição de origem, me apoiou integralmente, e o propósito desta e outras narrativas é de partilhar esta vivência durante o ano.
Assim, enviarei relatos, fotos, notícias e comentários do Timor-Leste aos meus alunos brasileiros e à comunidade do Vale do Taquari - vivências da diversidade cultural (tema das minhas aulas de Sociologia da Comunicação) entre Ocidente e Oriente.
De Díli, Timor-Leste