Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Divulgada a lista de trabalhos do I Seminário PIBID

Por -

Postado em 02/09/2011


Compartilhe


A Univates divulgou nesta sexta-feira, dia 2, a lista de trabalhos aprovados no I Seminário Institucional do PIBID Univates. O tema do evento é "Formação de professores: compromissos e desafios da Educação".

A programação das apresentações dos trabalhos será divulgada no dia 16 de setembro no site www.univates.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5202 ou pelo e-mail pibid@univates.br.



MODALIDADE: COMUNICAÇÃO ORAL




CONTADORES E CRIADORES DE HISTÓRIAS: FORMANDO LEITORES E VENCENDO OS DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA.
Graziely Amaral Batista Rosa, Maraíza Gomes Meireles e Sinval Martins de Souza Filho.

A EXPERIÊNCIA DOCENTE E O ACADÊMICO EM FORMAÇÃO.
Débora Regina Dias Macedo, Bianca Alves Lehmann e Nathielen Isquierdo Monteiro.

CONCEITOS DA TEORIA DE HISTÓRIA E A PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO "HISTÓRIA DA ESCOLA" NO ESPAÇO VIRTUAL.

Iara Marinho dos Reis

ENTREVISTA E APRESENTAÇÃO DE SITE: DUAS PROPOSTAS DE GÊNEROS TEXTUAIS DO PED DA ÁREA DE LÍNGUA INGLESA.

Karen Lopes de Andrade e Fernanda Moreira Ferreira

INTERTEXTUALIDADE: SIGNIFICAÇÃO DO MUNDO.

Daiane Lopes e Ângela Fronckowiak

METODOLOGIAS DE ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: POTENCIALIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM OURO PRETO/MG.

Ana Miriam Carneiro Rodriguez, Leandro Moura, Kátia Flávia Moreira de Sousa, Jéssica Andreza da Silva Santos, Aline Macedo Silva Araújo e Nara Rúbia de Carvalho Cunha

POSSÍVEIS PROBLEMAS E PROVÁVEIS SOLUÇÕES PARA BOAS AULAS DE PORTUGUÊS.

Aline Diesel, Aline Raquel Konrath e Clarice Marlene Hilgemann

PROJETO LITERATURA ALÉM DA MORTE: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELA INTERDISCIPLINARIDADE DE FORMA INUSITADA.

Paula Schmitt Halmenschlager, Ana Paula Joner, Bruna de Mello, Joice Steffens e Laura Würzius

RESULTADOS PARCIAIS DO PRIMEIRO ANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID - LETRAS: PORTUGUÊS/UFG.

Sinval Martins de Souza Filho

A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO COMO MEDIAÇÃO PARA O PENSAR.

Ezequiel Cardozo da Silva

A IMPORTÂNCIA DAS VIAGENS DE ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR.
Luana Kerber, Cristiane Welter, Joseane Siqueira, Patrícia Zampol e Têmis Regina Bohrer

A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Joana Beuren, Mariélli Zanchet Stefenon, Matheus dos Santos Rocha, Fernanda Majolo, Morgana Henz e Têmis Regina Jacques Bohrer

APLICATIVO SCRATCH COMO FERRAMENTA PARA ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES INTERATIVAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA.

Eduardo Martins de Souza, Elaine Moriggi e Temis Regina Jaques Bohrer

ARTESÕES AMBIENTAIS: A ARTE QUE GERA RENDA, ORIENTAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL EM COMUNIDADES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE SERRITA/PB.
Joseline Manfroi, André Jasper e Cátia Viviane Gonçalves

ENSINANDO E APRENDENDO BIOLOGIA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS.
Joana Beuren, Mariélli Zanchet Stefenon, Matheus dos Santos Rocha, Fernanda Majolo, Morgana Henz e Têmis Regina Jacques Bohrer

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: NOVOS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PIBID.

Neuza B. Maccali, Andréia Winder, Giseli Zanatta, Juliano Masiero, Tomás Salvatori e Têmis Regina Jacques Bohrer

JOGO DA SÍNTESE PROTÉICA: UMA ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE BIOLOGIA.
Alan Henrique de Melo Matos e Marisa Maurício Carrasco Dionisio

PROBLEMATIZANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: POSSIBILIDADES DE RUPTURA.

Camila Scherer, Marli T. Quartieri, Cláudia D. Kuhn, Ieda M. Giongo e Márcia Rehfeld

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS.
Neiva Althaus, Fernanda Eloisa Schmitt, Gabriele Born Marques, Patricia Inês Zwirtes, Maria Madalena Dullius e Marli Teresinha Quartieri.

ACERCA DO USO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANALISANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Ieda Maria Giongo e Daniela Kohl Duarte

CONHECENDO A PROVA BRASIL E SAEB.

Virginia Furlanetto, Ana Paula Müller, Vanessa P. Reginatto, Maria Madalena Dullius, Darian R. Dullius e Tatiane C. Bernstein.

DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS NAS PROVAS DE NIVELAMENTO DE CÁLCULO I E AS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA BÁSICA.

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Cristiane Antonia Hauschild Nicolini, Ieda Maria Giongo e Marli Teresinha Quartieri

GINCANA: UMA ATIVIDADE RECREATIVA PARA ESTIMULAR O CONHECIMENTO.
Ludmila Maccali, Fernanda Eloisa Schmitt, Francis Bampi, Mônica Michele Köhnlein, Rosane Fátima Postal e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini

JOGOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA.

Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo e Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

PROMOVENDO A CULTURA EM ASTRONOMIA ATRAVÉS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO.

Elise Cândida Dente, Sônia Elisa Marchi Gonzatti e Eliana Fernandes Borragini

PROPOSTA DE UMA OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE UMA FONTE REGULÁVEL DE TENSÃO DE BAIXO CUSTO.

Cristine Inês Brauwers, Indianara Gracioli, Cristiane Antonia Hauschild Nicolini e Sônia Elisa Marchi Gonzatti.

REESTRUTURAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA: PARCERIA PIBID - ESCOLA

Cristine Inês Bruwers, Indianara Gracioli, Cristiane Antonia Hauschild Nicolini e Sônia Elisa Marchi Gonzatti

UMA ANÁLISE DO ENEM COM ENFOQUE NAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA.
Daniela Cristina Schossler, Rosilene Inês Konig, Liziane Cristine Sonda Zenere, Maria Madaleda Dullius, Elise Cândida Dente e Gabriela Baggio.

AZULDOTECA: O BRINCAR E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Lívia Benedetti Pereira, Ana Luiza Wolschick, Joice Franciele Heissler, Mariani da Silva, Melissa Schneider Scherer e Maria Elisabete Bersch

A AUTOETNOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA DE INVESTIGAÇÃO DA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE.

Leandro Oliveira Rocha

A LEITURA COMO FOCO DE APRENDIZAGEM.
Franciele Scheeren, Camila Grabin, Joice Luisa Fritzen, Michele Carine Pohl, Daiele Fuhr e Maria Elisabete Bersch

O APRENDIZADO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E DA LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS COM APOIO DO ROBOKIT
Nelson Goettert, Riguel Brum de Paula e Tânia Micheline Miorando.

PRÁTICAS EM INICIAÇÃO À PESQUISA E ENSINO: SABERES DESENVOLVIDOS EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO NO VALE DO TAQUARI/RS.
Tania Micheline Miorando, Adriano Edo Neuenfeldt,
Angélica Vier Munhoz, Derli Juliano Neuenfeld, Paulo Ricardo Daltoé e Rogério José Schuck

(RE)PENSANDO O CONCEITO DE TEMPO NO ENSINO DE HISTÓRIA.
Tauãna Terra Cordeiro

CATÁLOGO DE FILMES HISTÓRICOS E CICLO DE CINEMA: UM CAMINHO PARA O USO DE IMAGENS NA SALA DE AULA.
Fernanda Schneider, Everline Luise Heinrichs, Charles Cassiano Gerhard, Luis Fernando Eidelwein, Luis Pedro Werle e Silvana Rossetti Faleiro

MATERIAL DE APOIO: O SABER HISTÓRICO ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA.

Natália Devitte, Lauren Waiss da Rosa, Clara Dalpian Darde, Letícia Zanon e Silvana Rossetti Faleiro (orientador(a))

MODALIDADE: PÔSTER




BIBLIOTECA ESCOLAR: RESGATANDO O FASCÍNIO PELA LEITURA.
Bruna Wagner, Angélica da Costa e Michele Johann

GINCANA LITERÁRIA, UM INCENTIVO À LEITURA.

Morgana Elisa Bisutti Andriguetti, Diandra Andrade, Maria Helena Albé e Daniela Biton

INTERVALO DIRIGIDO.

Francieli Winck, Aline R. Konrath, Caroline Sulzbach, Juliana Strohäecker, Sônia Zanatta e Clarice M. Hilgemann

PROJETO: ENCONTRO COM O ESCRITOR.

Caterine Scarlet Schneider, Carolina Origuella, Geisson Alves Homrich, Tatiane Schuster, Thiago Kindlein e Niara R. Schmidt

SARAU LITERÁRIO - TRABALHANDO A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.

Aline Raquel Konrath, Aline Diesel, Caroline Sulzbach, Francieli Winck, Juliana Strohäecker e Clarice Marlene Hilgemann

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO AGENTE PROMOTOR DA INTEGRAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES SUBGRUPOS.

Victor Lucas Bassani, Elaine Moriggi, Carla Cristina Daroit, Eduardo Martins Souza, Diorge Jônatas Marmitt e Têmis Regina Jaques Bohrer

PIBID NA SALA DE AULA: ATIVIDADE PRÁTICA DA MINICOMPOSTEIRA.
João Alberto Leão Braccini, Bruna Flores Wille Bueno, Marciele Fischer Parode, Mariane Cenira Padilha Brizolla, Bárbara da Silveira dos Santos e Rosa Maria Anele Athayde

PIBID: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO RURAL.
Giseli Zanatta, Andréia Winder, Juliano Masiero, Neuza B. Maccali, Tomás Salvatori e Têmis Jacques Bohrer

TORNANDO O ABSTRATO CONCRETO - OBSERVANDO AS CÉLULAS ATRAVÉS DO MICROSCÓPIO ÓPTICO.

Felipe Haeberlin, Cláudia Gelatti, Thais Soares Monero, Ceci Erci Rodrigues, Vera Pires Silva e Cláudia Puperi

VIVÊNCIA EM UMA ESCOLA URBANA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE LAJEADO NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ÉRICO VERÍSSIMO.
Angélica Bilhar Arce, Catiane Dameda e Juciane Miorando.

VIVÊNCIAS X PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID/UNIVATES, SUBPROJETO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Carla Cristina Daroit e Sandra Johner

A FALTA DE PROFESSORES LICENCIADOS EM FÍSICA E SEU REFLEXO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS.

Kizzy Freitas Moreira e Weimar Silva Castilho

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS NA (RE)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÕES.

Catiane Koefender, Flávia Schneider, Gabriel Meurer, Jordan F. dos Santos Kist, Tiago Stölben Klaus e Ivonne Maria Gassen

AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA.

Jocelma Cavalcante Gomes e Weimar Silva Castilho

CARTILHA DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA: MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR.
Cristine Inês Brauwers, Indianara Gracioli e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini

CICLO TRIGONOMÉTRICO: A CONSTRUÇÃO E UM POUCO DE HISTÓRIA NA SALA DE AULA.

Lenara Vilar Santos, Lenara Pontes Melozi, Joice Mara Ferreira Carlos, Milena A. B. Ramos e Lélia Lisboa de Oliveira

CIRCUITOS ELÉTRICOS: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS COM A PRÁTICA.
Fernanda Eloisa Schmitt, Francis Bampi, Ludmila Maccali, Mônica Michele Köhnlein e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini

CRIANDO UMA PÁGINA HTML DE APOIO AO PROFESSOR.

Ana Paula Scheeren, Angélica Schossler, Júlia Brune, Marceli Brummelhaus e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini

ELETROMAGNETISMO: UMA OFICINA PARA AMPLIAR CONHECIMENTOS.

Camila Scherer, Cristine Inês Brauwers, Fernanda Eloisa Schmitt e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini

ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS COM APOIO DE MATERIAIS LÚDICOS.
Daiane de Barros Lopes, Raquel Mello Silva, Fabiana dos Santos da Luz, Tiago Stölben Klaus e Ivonne Maria Gassen

FRACTAIS - A GEOMETRIA DA NATUREZA UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA.

Mônica Michele Köhnlein, Ana Paula Scheeren, Fernanda Eloisa Schmitt, Francis Bampi e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini

MATERIAIS DO DIA-DIA, UMA SAÍDA PARA A EXPERIMENTAÇÃO DE FÍSICA.
Gleison Siqueira de Souza e Weimar Silva Castilho

O ENSINO DE FÍSICA E OS EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO: ENERGIA CINÉTICA, POTENCIAL GRAVITACIONAL E POTENCIAL ELÁSTICA.

Kizzy Freitas Moreira e Weimar Silva Castilho

O ENSINO DE POLINÔMIOS: DO CONCRETO AO ABSTRATO.

Cassia Lutiane Goulart, Keli Soares, Tiago Stöben Klaus e Ivonne Maria Gassen

OLIMPÍADA CIENTÍFICA
Camila Huppes, Carolina Kern, Denise Léia Klein Doebber, Vânia Beatriz Dreyer e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini

OS EXPERIMENTOS COMO INSTRUMENTO PARA A
COMPREENSÃO DOS CONCEITOS FÍSICOS E EFICIÊNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM


Isa Michelle Bezerra Silva e Weimar Silva Castilho

PILHA DE LIMÃO: UMA ALTERNATIVA PARA TRABALHAR CORRENTE ELÉTRICA
Ana Cláudia Franck, Eliana Hammes, Monica Diehl, Patrícia Inês Zwirtes, Sabrina Monteiro e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini

SIMULAÇÃO DE FENÔMENOS FÍSICOS: UMA NOVA ERA 3D
Hermanny Pereira e Weimar Castilho

SOFTWARES MATEMÁTICOS COMO APOIO PEDAGÓGICO.
Julia Brune, Angélica Schossler, Ludmila Maccali, Marceli Brummelhaus e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini

TEODOLITO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA.
Francis Bampi, Fernanda Eloisa Schmitt, Ludmila Maccali, Mônica Michele Köhnlein e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini

TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA.
Joice Mara Ferreira Carlos, Lenara Pontes Melozi, Lenara Vilar Santos, Milena Aparecida Batelo Ramos e Lélia Lisboa de Oliveira.

AZULDOTECA: BRINCAR NÃO É SÓ DIVERSÃO É TAMBÉM APRENDIZAGEM.
Lívia Benedetti Pereira, Ana Luiza Wolschick, Joice Franciele Heissler, Mariani da Silva, Melissa Schneider Scherer e Maria Elisabete Bersch

CONHECIMENTO ORTOGRÁFICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Fabiana dos Santos Silva, Elisione Fernandes da Silva Rosa, Anna Thalita da Silva Nunes, Tamires Brandão Rocha e Lílian Miranda Bastos Pacheco

POTENCIALIZANDO AS LINGUAGENS DO MUNDO ATRAVÉS DA LEITURA.
Franciele Carina Savi, Angélica Bortolini, Liana Gerhardt, Maria de Lourdes G. dos Santos e Maria Elisabete Bersch

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA.

Marla Tatiane Specht, Júlia Inês Endler, Laura Nicele Kreutz, Francine Fátima Gilardi Ferreira de Andrade, Fernanda Araujo Dias e Maria Elisabete Bersch

ENSINO DE FILOSOFIA: TRANSITAR ENTRE A HISTÓRIA E OS TEMAS DO COTIDIANO.

Israel Brixner, Mara Lúcia Schüster Hoffmann e Rita Athayde Gonçalves

A HISTÓRIA DO VALE DO TAQUARI SOB OUTRO OLHAR.

Fernanda Schneider, Charles Cassiano Gerhard, Everline Luise Heinrichs, Ivan Luíz de Oliveira, Luis Pedro Werle e Silvana Rossetti Faleiro

A PRÁTICA DE MONITORIAS DESENVOLVIDA POR BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.

Emanuele Amanda Scherer, Cristiana Paula Ruver, Gésica Favaretto, Patrícia Biasebetti e Silvana Rossetti Faleiro

CANGAÇO: (RE)LEITURA A PARTIR DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.

Cristiana Paula Ruver, Iasmine Isabel de Azevedo e Silvana Rossetti Faleiro

DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA: DIALOGANDO SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA E OS POVOS INDÍGENAS.

Emeli Lappe, Cristiane da Costa Soares, Daniel de Souza Dutra, Gabriel Born e Silvana Rossetti Faleiro




Fonte: Setor de Marketing e Comunicação.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar