A Univates divulgou nesta sexta-feira, dia 2, a lista de trabalhos aprovados no I Seminário Institucional do PIBID Univates. O tema do evento é "Formação de professores: compromissos e desafios da Educação".
A programação das apresentações dos trabalhos será divulgada no dia 16 de setembro no site www.univates.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5202 ou pelo e-mail pibid@univates.br.
MODALIDADE:
COMUNICAÇÃO
ORAL
|
|
CONTADORES
E CRIADORES DE HISTÓRIAS: FORMANDO LEITORES E VENCENDO OS
DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA. Graziely Amaral Batista Rosa, Maraíza Gomes Meireles e Sinval Martins de Souza Filho. |
|
A
EXPERIÊNCIA DOCENTE E O ACADÊMICO EM FORMAÇÃO. Débora Regina Dias Macedo, Bianca Alves Lehmann e Nathielen Isquierdo Monteiro. |
|
CONCEITOS
DA TEORIA DE HISTÓRIA E A PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO "HISTÓRIA
DA ESCOLA" NO ESPAÇO VIRTUAL. Iara Marinho dos Reis |
|
ENTREVISTA
E APRESENTAÇÃO DE SITE: DUAS PROPOSTAS DE GÊNEROS TEXTUAIS DO
PED DA ÁREA DE LÍNGUA INGLESA. Karen Lopes de Andrade e Fernanda Moreira Ferreira |
|
INTERTEXTUALIDADE:
SIGNIFICAÇÃO DO MUNDO. Daiane Lopes e Ângela Fronckowiak |
|
METODOLOGIAS
DE ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: POTENCIALIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA
DESENVOLVIDA EM OURO PRETO/MG. Ana Miriam Carneiro Rodriguez, Leandro Moura, Kátia Flávia Moreira de Sousa, Jéssica Andreza da Silva Santos, Aline Macedo Silva Araújo e Nara Rúbia de Carvalho Cunha |
|
POSSÍVEIS
PROBLEMAS E PROVÁVEIS SOLUÇÕES PARA BOAS AULAS DE PORTUGUÊS. Aline Diesel, Aline Raquel Konrath e Clarice Marlene Hilgemann |
|
PROJETO
LITERATURA ALÉM DA MORTE: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELA
INTERDISCIPLINARIDADE DE FORMA INUSITADA. Paula Schmitt Halmenschlager, Ana Paula Joner, Bruna de Mello, Joice Steffens e Laura Würzius |
|
RESULTADOS
PARCIAIS DO PRIMEIRO ANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID -
LETRAS: PORTUGUÊS/UFG. Sinval Martins de Souza Filho |
|
A
LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO COMO
MEDIAÇÃO PARA O PENSAR. Ezequiel Cardozo da Silva |
|
A
IMPORTÂNCIA DAS VIAGENS DE ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR. Luana Kerber, Cristiane Welter, Joseane Siqueira, Patrícia Zampol e Têmis Regina Bohrer |
|
A
IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM. Joana Beuren, Mariélli Zanchet Stefenon, Matheus dos Santos Rocha, Fernanda Majolo, Morgana Henz e Têmis Regina Jacques Bohrer |
|
APLICATIVO
SCRATCH COMO FERRAMENTA PARA ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES
INTERATIVAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. Eduardo Martins de Souza, Elaine Moriggi e Temis Regina Jaques Bohrer |
|
ARTESÕES
AMBIENTAIS: A ARTE QUE GERA RENDA, ORIENTAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL
EM COMUNIDADES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE SERRITA/PB. Joseline Manfroi, André Jasper e Cátia Viviane Gonçalves |
|
ENSINANDO
E APRENDENDO BIOLOGIA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS. Joana Beuren, Mariélli Zanchet Stefenon, Matheus dos Santos Rocha, Fernanda Majolo, Morgana Henz e Têmis Regina Jacques Bohrer |
|
INICIAÇÃO
À DOCÊNCIA: NOVOS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PIBID. Neuza B. Maccali, Andréia Winder, Giseli Zanatta, Juliano Masiero, Tomás Salvatori e Têmis Regina Jacques Bohrer |
|
JOGO
DA SÍNTESE PROTÉICA: UMA ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE
BIOLOGIA. Alan Henrique de Melo Matos e Marisa Maurício Carrasco Dionisio |
|
PROBLEMATIZANDO
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: POSSIBILIDADES DE
RUPTURA. Camila Scherer, Marli T. Quartieri, Cláudia D. Kuhn, Ieda M. Giongo e Márcia Rehfeld |
|
A
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS. Neiva Althaus, Fernanda Eloisa Schmitt, Gabriele Born Marques, Patricia Inês Zwirtes, Maria Madalena Dullius e Marli Teresinha Quartieri. |
|
ACERCA
DO USO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
ANALISANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Ieda Maria Giongo e Daniela Kohl Duarte |
|
CONHECENDO
A PROVA BRASIL E SAEB. Virginia Furlanetto, Ana Paula Müller, Vanessa P. Reginatto, Maria Madalena Dullius, Darian R. Dullius e Tatiane C. Bernstein. |
|
DIFICULDADES
APRESENTADAS PELOS ALUNOS NAS PROVAS DE NIVELAMENTO DE CÁLCULO I
E AS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA BÁSICA. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Cristiane Antonia Hauschild Nicolini, Ieda Maria Giongo e Marli Teresinha Quartieri |
|
GINCANA:
UMA ATIVIDADE RECREATIVA PARA ESTIMULAR O CONHECIMENTO. Ludmila Maccali, Fernanda Eloisa Schmitt, Francis Bampi, Mônica Michele Köhnlein, Rosane Fátima Postal e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini |
|
JOGOS
NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA. Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo e Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
|
PROMOVENDO
A CULTURA EM ASTRONOMIA ATRAVÉS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. Elise Cândida Dente, Sônia Elisa Marchi Gonzatti e Eliana Fernandes Borragini |
|
PROPOSTA
DE UMA OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE UMA FONTE REGULÁVEL DE TENSÃO
DE BAIXO CUSTO. Cristine Inês Brauwers, Indianara Gracioli, Cristiane Antonia Hauschild Nicolini e Sônia Elisa Marchi Gonzatti. |
|
REESTRUTURAÇÃO
DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA: PARCERIA PIBID -
ESCOLA Cristine Inês Bruwers, Indianara Gracioli, Cristiane Antonia Hauschild Nicolini e Sônia Elisa Marchi Gonzatti |
|
UMA
ANÁLISE DO ENEM COM ENFOQUE NAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA. Daniela Cristina Schossler, Rosilene Inês Konig, Liziane Cristine Sonda Zenere, Maria Madaleda Dullius, Elise Cândida Dente e Gabriela Baggio. |
|
AZULDOTECA:
O BRINCAR E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Lívia Benedetti Pereira, Ana Luiza Wolschick, Joice Franciele Heissler, Mariani da Silva, Melissa Schneider Scherer e Maria Elisabete Bersch |
|
A
AUTOETNOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA DE INVESTIGAÇÃO
DA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE. Leandro Oliveira Rocha |
|
A
LEITURA COMO FOCO DE APRENDIZAGEM. Franciele Scheeren, Camila Grabin, Joice Luisa Fritzen, Michele Carine Pohl, Daiele Fuhr e Maria Elisabete Bersch |
|
O
APRENDIZADO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E DA LÍNGUA
PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS COM APOIO DO ROBOKIT Nelson Goettert, Riguel Brum de Paula e Tânia Micheline Miorando. |
|
PRÁTICAS
EM INICIAÇÃO À PESQUISA E ENSINO: SABERES DESENVOLVIDOS EM
ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO NO VALE DO TAQUARI/RS. Tania Micheline Miorando, Adriano Edo Neuenfeldt, Angélica Vier Munhoz, Derli Juliano Neuenfeld, Paulo Ricardo Daltoé e Rogério José Schuck |
|
(RE)PENSANDO
O CONCEITO DE TEMPO NO ENSINO DE HISTÓRIA. Tauãna Terra Cordeiro |
|
CATÁLOGO
DE FILMES HISTÓRICOS E CICLO DE CINEMA: UM CAMINHO PARA O USO DE
IMAGENS NA SALA DE AULA. Fernanda Schneider, Everline Luise Heinrichs, Charles Cassiano Gerhard, Luis Fernando Eidelwein, Luis Pedro Werle e Silvana Rossetti Faleiro |
|
MATERIAL
DE APOIO: O SABER HISTÓRICO ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM
ALTERNATIVA. Natália Devitte, Lauren Waiss da Rosa, Clara Dalpian Darde, Letícia Zanon e Silvana Rossetti Faleiro (orientador(a)) |
|
MODALIDADE:
PÔSTER
|
|
BIBLIOTECA
ESCOLAR: RESGATANDO O FASCÍNIO PELA LEITURA. Bruna Wagner, Angélica da Costa e Michele Johann |
|
GINCANA
LITERÁRIA, UM INCENTIVO À LEITURA. Morgana Elisa Bisutti Andriguetti, Diandra Andrade, Maria Helena Albé e Daniela Biton |
|
INTERVALO
DIRIGIDO. Francieli Winck, Aline R. Konrath, Caroline Sulzbach, Juliana Strohäecker, Sônia Zanatta e Clarice M. Hilgemann |
|
PROJETO:
ENCONTRO COM O ESCRITOR. Caterine Scarlet Schneider, Carolina Origuella, Geisson Alves Homrich, Tatiane Schuster, Thiago Kindlein e Niara R. Schmidt |
|
SARAU
LITERÁRIO - TRABALHANDO A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. Aline Raquel Konrath, Aline Diesel, Caroline Sulzbach, Francieli Winck, Juliana Strohäecker e Clarice Marlene Hilgemann |
|
O
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
(PIBID) COMO AGENTE PROMOTOR DA INTEGRAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES
SUBGRUPOS. Victor Lucas Bassani, Elaine Moriggi, Carla Cristina Daroit, Eduardo Martins Souza, Diorge Jônatas Marmitt e Têmis Regina Jaques Bohrer |
|
PIBID
NA SALA DE AULA: ATIVIDADE PRÁTICA DA MINICOMPOSTEIRA. João Alberto Leão Braccini, Bruna Flores Wille Bueno, Marciele Fischer Parode, Mariane Cenira Padilha Brizolla, Bárbara da Silveira dos Santos e Rosa Maria Anele Athayde |
|
PIBID:
NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO RURAL. Giseli Zanatta, Andréia Winder, Juliano Masiero, Neuza B. Maccali, Tomás Salvatori e Têmis Jacques Bohrer |
|
TORNANDO
O ABSTRATO CONCRETO - OBSERVANDO AS CÉLULAS ATRAVÉS DO
MICROSCÓPIO ÓPTICO. Felipe Haeberlin, Cláudia Gelatti, Thais Soares Monero, Ceci Erci Rodrigues, Vera Pires Silva e Cláudia Puperi |
|
VIVÊNCIA
EM UMA ESCOLA URBANA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE LAJEADO NA
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ÉRICO VERÍSSIMO. Angélica Bilhar Arce, Catiane Dameda e Juciane Miorando. |
|
VIVÊNCIAS
X PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID/UNIVATES,
SUBPROJETO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Carla Cristina Daroit e Sandra Johner |
|
A
FALTA DE PROFESSORES LICENCIADOS EM FÍSICA E SEU REFLEXO NA
FORMAÇÃO DOS ALUNOS. Kizzy Freitas Moreira e Weimar Silva Castilho |
|
A
UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS NA (RE)CONSTRUÇÃO DO
CONCEITO DE FRAÇÕES. Catiane Koefender, Flávia Schneider, Gabriel Meurer, Jordan F. dos Santos Kist, Tiago Stölben Klaus e Ivonne Maria Gassen |
|
AS
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO
ENSINO DE FÍSICA. Jocelma Cavalcante Gomes e Weimar Silva Castilho |
|
CARTILHA
DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA: MATERIAL DE APOIO AO
PROFESSOR. Cristine Inês Brauwers, Indianara Gracioli e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini |
|
CICLO
TRIGONOMÉTRICO: A CONSTRUÇÃO E UM POUCO DE HISTÓRIA NA SALA DE
AULA. Lenara Vilar Santos, Lenara Pontes Melozi, Joice Mara Ferreira Carlos, Milena A. B. Ramos e Lélia Lisboa de Oliveira |
|
CIRCUITOS
ELÉTRICOS: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS COM A PRÁTICA. Fernanda Eloisa Schmitt, Francis Bampi, Ludmila Maccali, Mônica Michele Köhnlein e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini |
|
CRIANDO
UMA PÁGINA HTML DE APOIO AO PROFESSOR.
Ana Paula Scheeren, Angélica Schossler, Júlia Brune, Marceli Brummelhaus e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini |
|
ELETROMAGNETISMO:
UMA OFICINA PARA AMPLIAR CONHECIMENTOS. Camila Scherer, Cristine Inês Brauwers, Fernanda Eloisa Schmitt e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini |
|
ENSINO
DE NÚMEROS INTEIROS COM APOIO DE MATERIAIS LÚDICOS. Daiane de Barros Lopes, Raquel Mello Silva, Fabiana dos Santos da Luz, Tiago Stölben Klaus e Ivonne Maria Gassen |
|
FRACTAIS
- A GEOMETRIA DA NATUREZA UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO DA
MATEMÁTICA. Mônica Michele Köhnlein, Ana Paula Scheeren, Fernanda Eloisa Schmitt, Francis Bampi e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini |
|
MATERIAIS
DO DIA-DIA, UMA SAÍDA PARA A EXPERIMENTAÇÃO DE FÍSICA. Gleison Siqueira de Souza e Weimar Silva Castilho |
|
O
ENSINO DE FÍSICA E OS EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO: ENERGIA
CINÉTICA, POTENCIAL GRAVITACIONAL E POTENCIAL ELÁSTICA. Kizzy Freitas Moreira e Weimar Silva Castilho |
|
O
ENSINO DE POLINÔMIOS: DO CONCRETO AO ABSTRATO. Cassia Lutiane Goulart, Keli Soares, Tiago Stöben Klaus e Ivonne Maria Gassen |
|
OLIMPÍADA
CIENTÍFICA Camila Huppes, Carolina Kern, Denise Léia Klein Doebber, Vânia Beatriz Dreyer e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini |
|
OS
EXPERIMENTOS COMO INSTRUMENTO PARA A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS FÍSICOS E EFICIÊNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Isa Michelle Bezerra Silva e Weimar Silva Castilho |
|
PILHA
DE LIMÃO: UMA ALTERNATIVA PARA TRABALHAR CORRENTE ELÉTRICA Ana Cláudia Franck, Eliana Hammes, Monica Diehl, Patrícia Inês Zwirtes, Sabrina Monteiro e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini |
|
SIMULAÇÃO
DE FENÔMENOS FÍSICOS: UMA NOVA ERA 3D Hermanny Pereira e Weimar Castilho |
|
SOFTWARES
MATEMÁTICOS COMO APOIO PEDAGÓGICO. Julia Brune, Angélica Schossler, Ludmila Maccali, Marceli Brummelhaus e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini |
|
TEODOLITO
COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA. Francis Bampi, Fernanda Eloisa Schmitt, Ludmila Maccali, Mônica Michele Köhnlein e Cristiane Antonia Hauschild Nicolini |
|
TEOREMA
DE PITÁGORAS: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. Joice Mara Ferreira Carlos, Lenara Pontes Melozi, Lenara Vilar Santos, Milena Aparecida Batelo Ramos e Lélia Lisboa de Oliveira. |
|
AZULDOTECA:
BRINCAR NÃO É SÓ DIVERSÃO É TAMBÉM APRENDIZAGEM. Lívia Benedetti Pereira, Ana Luiza Wolschick, Joice Franciele Heissler, Mariani da Silva, Melissa Schneider Scherer e Maria Elisabete Bersch |
|
CONHECIMENTO
ORTOGRÁFICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL. Fabiana dos Santos Silva, Elisione Fernandes da Silva Rosa, Anna Thalita da Silva Nunes, Tamires Brandão Rocha e Lílian Miranda Bastos Pacheco |
|
POTENCIALIZANDO
AS LINGUAGENS DO MUNDO ATRAVÉS DA LEITURA. Franciele Carina Savi, Angélica Bortolini, Liana Gerhardt, Maria de Lourdes G. dos Santos e Maria Elisabete Bersch |
|
PROJETO
DE INCENTIVO A LEITURA. Marla Tatiane Specht, Júlia Inês Endler, Laura Nicele Kreutz, Francine Fátima Gilardi Ferreira de Andrade, Fernanda Araujo Dias e Maria Elisabete Bersch |
|
ENSINO
DE FILOSOFIA: TRANSITAR ENTRE A HISTÓRIA E OS TEMAS DO COTIDIANO. Israel Brixner, Mara Lúcia Schüster Hoffmann e Rita Athayde Gonçalves |
|
A
HISTÓRIA DO VALE DO TAQUARI SOB OUTRO OLHAR. Fernanda Schneider, Charles Cassiano Gerhard, Everline Luise Heinrichs, Ivan Luíz de Oliveira, Luis Pedro Werle e Silvana Rossetti Faleiro |
|
A
PRÁTICA DE MONITORIAS DESENVOLVIDA POR BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA. Emanuele Amanda Scherer, Cristiana Paula Ruver, Gésica Favaretto, Patrícia Biasebetti e Silvana Rossetti Faleiro |
|
CANGAÇO:
(RE)LEITURA A PARTIR DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS. Cristiana Paula Ruver, Iasmine Isabel de Azevedo e Silvana Rossetti Faleiro |
|
DIVERSIDADE
CULTURAL NA ESCOLA: DIALOGANDO SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA E OS
POVOS INDÍGENAS. Emeli Lappe, Cristiane da Costa Soares, Daniel de Souza Dutra, Gabriel Born e Silvana Rossetti Faleiro |
Fonte: Setor de Marketing e Comunicação.