Lâmpada fluorescente: ligar ou desligar, eis a questão

Por -

Postado em

O De Olho no Desperdício é uma campanha interna com o objetivo de reduzir o consumo de recursos na Univates. Entre as formas de conscientização dos colaboradores para a importância do uso racional dos recursos disponíveis, são inseridas, periodicamente, na intranet, no jornal Nas Internas e, a partir deste mês, também no Jornal da Univates, algumas dicas e sugestões de como cada um de nós poderá auxiliar nesta tarefa.

Além de estarmos poupando recursos financeiros, que poderão ser destinados para outras finalidades, estaremos também criando uma consciência ecológica. Faça a sua parte!

O tema desta edição são as lâmpadas fluorescentes, sobre as quais pairam uma série de dúvidas. Mais econômicas que as incandescentes, elas geram o mesmo resultado em termos de iluminação e, por isso, são mais indicadas. Com base em sites especializados no assunto, procuramos responder algumas questões importantes.

É vantagem deixar uma fluorescente acesa o tempo todo, ou quando sairmos do ambiente temos que apagá-la?

Sendo uma lâmpada de descarga, a fluorescente tem sua vida média dimensionada para oito acendimento diários e, a cada acendimento a mais, terá sua vida diminuída. Assim, recomenda-se que quando sairmos do ambiente por tempo superior a 15 minutos devemos apagar a luz e, quando não ultrapassar esse tempo, é mais econômico deixá-la ligada.

As fluorescentes compactas realmente economizam energia?

Sem dúvida alguma, por ser uma lâmpada de descarga, chega a poupar até 80% da energia. Na verdade, essas lâmpadas só são realmente econômicas quando têm uma grande vida útil. Assim, você tem que ter cuidado ao analisar, na hora da compra, qual sua durabilidade em horas, posto que existem lâmpadas compactas, especialmente as eletrônicas de uso doméstico, com vida útil de 8.000 horas até as inexpressivas 1.000 horas. Com menos de 5.000 horas de vida útil não são economicamente viáveis, em virtude da relação custo x benefício, além do custo de manutenção (troca).

Qual é o tempo de vida de uma lâmpada em dias?

As lâmpadas têm duração de até sete anos, considerando-se três horas de uso diárias. É necessário compreender que as instalações laboratoriais tem cuidados especiais onde são ensaiadas as lâmpadas e que não são os mesmos que os consumidores possuem em suas residências. Nos laboratórios, a tensão de rede é estabilizada, ou seja, não há variações bruscas, os bocais são novos e o local de ensaio tem temperatura controlada. Lembramos que o tempo indicado no catálogo e na embalagem é vida mediana e não absoluta.

Fonte: Setor de Marketing e Comunicação

Escolha uma formação