A partir deste semestre, a Universidade do Vale do Taquari - Univates adota um novo sistema para reunir representantes de turma e oportunizar o diálogo com as coordenações de cursos de graduação e técnicos e a Reitoria. O objetivo das mudanças é possibilitar mais participação da comunidade acadêmica nos encontros para fortalecer o vínculo dos estudantes com as coordenações de cursos e aprimorar o processo de Autoavaliação Institucional, tanto para cursos presenciais quanto para os cursos a distância (EAD).
Até o ano passado, a Reitoria realizava encontros semestrais com representantes de turma divididos por áreas – Ciências da Vida, Ciências Médicas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Centro de Educação Profissional (CEP).
O que muda a partir de agora?
No primeiro semestre, a reunião dos representantes de turma e do Diretório Acadêmico (DA) será com o coordenador do seu curso e acontecerá no mesmo período da autoavaliação dos cursos. No caso dos cursos de graduação EAD, os encontros poderão ser realizados por grupo de cursos ou por curso, com a participação de todos os estudantes que tiverem interesse.
Conforme o pró-reitor de Ensino e Extensão, professor Tiago Weizenmann, a expectativa é dispor de um momento em que mais pessoas possam contribuir de forma ativa para a manutenção e a melhoria contínua das práticas didático-pedagógicas, de gestão e de avaliação da Universidade. Os apontamentos discutidos na reunião, como proposições à Univates e esclarecimento de dúvidas, serão registrados e os encaminhamentos necessários feitos via Pró-Reitoria de Ensino e Extensão (Proen) e setor de Avaliação e Regulação.
Reuniões com a Reitoria
As tradicionais reuniões com a Reitoria serão realizadas no segundo semestre e contarão com a participação das coordenações pedagógicas e representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e dos setores de Avaliação e Regulação, de Engenharia e Manutenção e de Compras. Após os encontros, os discentes poderão acompanhar os encaminhamentos realizados a partir das conversas por meio do Relatório de Devolutivas, que também é disponibilizado na página da Avaliação Institucional.
Participação no processo de avaliação certifica o senso de pertencimento ao ambiente acadêmico
O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) Guilherme Weiss Niedermayer é integrante do Conselho do PPGAD, docente do curso de Direito e participa ativamente dos espaços de diálogo propostos pela Univates. “Acredito que a participação nos processos avaliativos é fundamental para o aluno se perceber representado e para os coordenadores identificarem momentos e movimentos que podem beneficiar a construção de um percurso formativo aprimorado que respeite as demandas e atenda às necessidades dos discentes”, afirma.
Enquanto representante discente no Conselho, a função vai além da representação formal dos estudantes, é o ponto de referência para auxiliar alunos e participar das discussões que impactam diretamente o PPG. “É fundamental a participação dos estudantes em espaços de deliberação como o Conselho do PPG. Afinal, o PPGAD existe em função dos alunos. Assim, as deliberações que impactam diretamente os discentes devem ser discutidas sob diferentes pontos de vista com muita seriedade – como são”, defende.
Pela experiência como estudante e professor, Niedermayer garante que a participação dos alunos e suas opiniões são levadas em consideração pelos coordenadores de curso e professores. “Para além da sala de aula, momentos que buscam qualificar o processo de ensino, como palestras e participações em eventos, também têm influência das participações estudantis. O PPGAD é interdisciplinar e composto por três linhas de pesquisa. Por características das distintas linhas, é fundamental que os alunos sejam participativos nas avaliações e sugestões, visando a completude do PPG. Inclusive, há um acompanhamento do desenvolvimento da carreira dos alunos após a conclusão da pós-graduação. Dessa forma, o contato entre o Programa e o discente continua mesmo após a obtenção do título e, a partir dessa avaliação e contato, pode-se inferir novas formas de qualificar a pós-graduação”, explica.
A vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Daniela Schmitt Fuhr, representa os discentes na Comissão Própria de Avaliação e no Conselho Universitário (Consun). Ela argumenta que os canais de diálogo ofertados pela Univates são variados e de fácil acesso, mas os alunos não os aproveitam de modo integral. “Por meio dos resultados de participação nas pesquisas de autoavaliação, no não comparecimento em reuniões como as com a Reitoria, com coordenador de curso e com o DCE, é possível perceber que os alunos acabam não utilizando esses recursos para sugerir melhorias ou esclarecer dúvidas, mas sim como forma de retaliação de algo que não os agrada. Esses espaços são recursos oferecidos pela Univates para auxiliar na formação acadêmica, profissional e na melhora de desempenho dos cursos e da Instituição”.
Segundo Daniela, esses espaços de diálogo são importantes, pois é por meio deles que os estudantes podem reivindicar e garantir seus direitos. São meios de promover a qualidade de ensino, defender a classe estudantil, incentivar a maior participação e integração dos alunos em seu ensino.
Autoavaliação dos cursos
A Autoavaliação dos cursos EAD será realizada nos períodos de 7 a 17 de abril (primeiro trimestre) e de 16 a 26 de junho (segundo trimestre). Já o período de Autoavaliação dos cursos de graduação presenciais e técnicos é de 12 de maio a 15 de junho. Para os estudantes dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu, o processo avaliativo inicia um dia após o encerramento de cada disciplina e o formulário permanece aberto durante 30 dias. Para participar, basta acessar o formulário disponibilizado em univates.br/avaliacao.
A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo na Plataforma Univates, na página univates.br/servicosinfra ou por meio dos QR Codes distribuídos em diferentes espaços do campus. Mais informações sobre a Autoavaliação Institucional podem ser obtidas no site, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail cpa@univates.br.
Nas imagens
1) Guilherme Weiss Niedermayer, doutorando e professor, integrante do Conselho do PPGAD - Crédito: Antônio Luiz Marini Marchi - Univates
2) Daniela Schmitt Fuhr, vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e membro da CPA e do Consun - Crédito: Arquivo Pessoal - Divulgação