Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Graduação

Curso de Educação Física da Univates celebra 25 anos de contribuição para saúde e bem-estar da comunidade regional

Por Natalia Nissen

Postado em 10/04/2025 14:31:30


Compartilhe

O curso de graduação em Educação Física da Universidade do Vale do Taquari - Univates acaba de completar 25 anos e é um exemplo de como a educação impacta o desenvolvimento de uma comunidade. Além de formar profissionais comprometidos com a qualidade de vida das pessoas, o curso acompanhou as transformações da área, as demandas do mercado de trabalho e também contribuiu para o avanço de práticas pedagógicas, científicas e profissionais.

Ao longo dos anos, foram 765 profissionais diplomados, sendo 191 no bacharelado, 528 na licenciatura presencial e 46 na licenciatura a distância (EAD). Atualmente o curso conta com 140 estudantes.

O coordenador Leonardo de Ross Rosa ressalta que a Educação Física é dinâmica e o curso passou por diversas mudanças. "Inicialmente era um único curso de licenciatura plena, depois foi dividido em bacharelado e licenciatura, e atualmente oferece uma formação com uma entrada e duas especificidades. Ao longo desse processo, o curso sempre acompanhou as mudanças na área, como o crescimento do setor fitness, as instabilidades do esporte, a perda de espaço de alguns esportes na mídia e o surgimento de novas propostas. Também houve avanços importantes, como o reconhecimento da profissão na área da saúde, a inserção nas discussões sobre saúde, o crescimento da gestão esportiva e o trabalho com populações especiais. Para acompanhar essas mudanças, fizemos adequações contínuas, sempre focando nas necessidades locais e regionais", explica.

Como resultado da dedicação de docentes e estudantes, de investimentos em infraestrutura e de aperfeiçoamento, o curso de Educação Física da Univates tem se destacado em avaliações externas, especialmente no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Desde 2013, acumula cinco notas 4 e duas notas 5 (em uma escala de 1 a 5) nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). Inclusive, o curso esteve entre os 10 melhores em todas as áreas de formação. Atualmente é um dos três melhores cursos do Rio Grande do Sul.

Formando do curso, Ericles Casagrande, afirma que a estrutura da Univates é diferenciada e contribui para o desenvolvimento de bons profissionais e a compreensão sobre diferentes temáticas relacionadas à área. 

"A Educação Física tem ganhado cada vez mais espaço dentro da sociedade e se consolidado como uma área fundamental na promoção de saúde, entregando, e às vezes devolvendo, qualidade de vida por meio do exercício. Fico bastante feliz por ser uma pequena parte desta história, visto que o curso da Univates formou ótimos profissionais que hoje são referências dentro de nossa área", destaca o estudante.

Contribuições para a comunidade
Para o coordenador do curso, a formação tem desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde, educação e bem-estar em toda a região do Vale do Taquari. Por meio de projetos de extensão, pesquisas e parcerias com escolas e organizações locais, tem contribuído tanto para a formação contínua de profissionais quanto para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à atividade física e à qualidade de vida.

"Estamos presentes com profissionais e estagiários em praticamente todos os espaços de saúde e atividade física da região. Mais do que isso, uma parte considerável dos espaços tem como proprietários ou responsáveis técnicos diplomados pela Univates", acrescenta Rosa.

Fernanda Finck, diplomada do curso, defende que a prática de atividade física e exercício físico são meios de socialização, de bem-estar, de cuidado com a saúde e de melhoria na funcionalidade do corpo. "Acredito muito no impacto positivo que a Educação Física pode ter, tanto nas escolas, ao ser o primeiro contato das crianças com o mundo dos esportes e da prática regular, quanto ao longo da vida adulta, quando ela se torna uma aliada para manter o corpo saudável e ativo, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida. A Educação Física é, para mim, uma ferramenta que se reflete diretamente no desenvolvimento integral do ser humano, influenciando tanto a saúde física quanto a mental", define.

Fernanda lembra que, durante a graduação, teve a oportunidade de aprender e vivenciar diferentes experiências. Ela garante que todas as atividades têm impacto na formação profissional, mas algumas foram mais marcantes. 

“Se eu fosse escolher uma prática, seria a de Esportes Adaptados. Tive a chance de vivenciar esportes praticados por pessoas com deficiência, como a gente vê nas Paralimpíadas. E, falando da parte teórica, a disciplina de Fisiologia do Exercício foi superimportante pra mim, tanto que hoje estou fazendo uma pós na área. Estudar na Univates foi um prazer e sei que, se hoje eu precisar de qualquer amparo, ainda terei, pois o vínculo criado se estende. Sou imensamente feliz e realizada na profissão que escolhi, e as oportunidades e vivências que tive só confirmaram ainda mais que eu estava no caminho certo”, pontua.

Segundo o coordenador, a construção do Complexo Esportivo, com ginásios (Prédios 14 e 15), o campo e a pista atlética, significou uma transformação para o Vale do Taquari. A existência do curso possibilitou a oferta de espaços mais qualificados para a atividade física, o movimento humano e os esportes de toda a região.

Ações comemorativas
Ao longo de 2025, o curso de Educação Física da Univates realizará diversas atividades alusivas ao aniversário de 25 anos. O projeto "Bem-vindo nosso sempre colega" consiste em aulas abertas com convidados que já passaram pela docência no curso, como Clairton Wachholz (o Xis) e Silvane Isse, entre outros.

Nos meses de junho e novembro serão realizadas Mostras de Trabalhos Acadêmicos. Em novembro também acontecerá a segunda edição do evento "24 horas (+1) pela Saúde" e a participação de representantes do curso no Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS), em Recife.

Saiba mais
A Univates oferta o curso de Educação Física em duas modalidades, presencial e a distância (EAD). O curso tem duração de 4 anos e, na modalidade presencial, o estudante pode optar entre bacharelado e licenciatura. Já o curso EAD é de licenciatura.

Nas imagens

1) Inauguração do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Univates, em 2009 - Crédito - Tamara Bischoff - Univates 

2) V Congresso Estadual de Educação Física na Escola, em 2016 - Crédito - Ana Amélia Ritt - Univates

3) Coordenador do curso, professor Leonardo de Ross Rosa - Crédito - Antônio Luiz Marini Marchi - Univates

4) Ericles Casagrande, formando do curso de Educação Física -  Crédito - Arquivo Pessoal - Divulgação

5) Fernanda Finck, diplomada do curso - Crédito - Arquivo Pessoal - Divulgação

6) Construção do Complexo Esportivo da Univates transformou o cenário da área no Vale do Taquari - Crédito - Pietra Darde - Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar