Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Reitoria

Marco do turismo na região, inauguração do Cristo Protetor conta com a participação da Reitoria da Univates

Por Lucas George Wendt

Postado em 07/04/2025 14:29:55


Compartilhe

A Reitoria da Universidade do Vale do Taquari – Univates participou, neste domingo (6), da cerimônia de inauguração do Complexo Cristo Protetor, em Encantado. A reitora Evania Schneider e a vice-reitora Cíntia Agostini estiveram presentes na solenidade, que reuniu autoridades, fiéis e visitantes para celebrar a entrega oficial do espaço que abriga a maior estátua de Cristo do Brasil. O governador Eduardo Leite e o vice-governador, Gabriel Souza, participaram da solenidade de abertura do monumento, que já é considerado um novo cartão-postal gaúcho.

Com 43,5 metros de altura e 39 metros de envergadura, o monumento foi construído em aço e concreto armado entre 2019 e 2022. Desde sua inauguração, a estátua já recebeu mais de 300 mil visitas, consolidando-se como um símbolo de fé e resiliência, especialmente após os desafios enfrentados pela região do Vale do Taquari em meio à pandemia e a eventos climáticos extremos em 2023 e 2024.

A cerimônia de inauguração do complexo contou com missa presidida pelo cardeal Dom Silvano Maria Tomasi e pelo Arcebispo Dom Jaime Spengler, que representaram o Papa Francisco no evento, além da apresentação da Ópera Gaúcha do Cristo Protetor. Durante a celebração, foram homenageadas as vítimas do recente acidente recente em Imigrante, e foi lida uma mensagem enviada pelo Papa Francisco, que destacou a importância do monumento como sinal de esperança e acolhimento.

O Complexo Cristo Protetor, que será aberto à visitação pública a partir desta terça-feira (8), conta com diversas atrações voltadas à espiritualidade e contemplação, como:

Capela de vidro, em homenagem a Santo Scalabrini, o "Pai dos Migrantes";

Fonte dos Apóstolos, com 12 jatos d’água representando os discípulos de Jesus;

Caminho dos Salmos, com trechos bíblicos ao longo do percurso;

Fonte da Vida, no pedestal da estátua, simbolizando a ressurreição;

Monte das Oliveiras, espaço de reflexão inspirado nos sermões de Jesus;

Placa dos Doadores, em reconhecimento aos apoiadores da obra;

Mirante em formato de coração, localizado a 33 metros de altura.

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar