O curso de Administração da Universidade do Vale do Taquari - Univates está promovendo um projeto de consultoria organizacional com impacto social. No dia 25 de março, acompanhados pelos professores Gabriel Machado Braido e Bernardete Bregolin Cerutti, os estudantes da disciplina de Consultoria Organizacional realizaram uma primeira reunião de reconhecimento do território na Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais e Reabilitação Auditiva (Fundef). A ação integra as atividades extensionistas do programa Aula+.
A ação extensionista visa a proporcionar aos estudantes uma vivência prática durante a formação acadêmica, permitindo-lhes compreender a realidade de instituições que atuam diretamente na promoção da qualidade de vida. A atividade é articulada pelo Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, o Tecnovates*, promovendo a integração entre inovação, empreendedorismo e impacto social.
Ao conhecer a Fundef, os estudantes puderam compreender o funcionamento de uma instituição de referência no tratamento de deformidades crânio-faciais e deficiência auditiva. Para além do reconhecimento estrutural, os estudantes tiveram a oportunidade de dialogar com profissionais da área, entender a dinâmica das atividades e identificar possíveis ações que podem ser desenvolvidas ao longo do semestre.
No decorrer do mês de abril, os acadêmicos trabalharão em grupos para estruturar propostas de planos de ação que contribuam para a melhoria dos processos organizacionais da Fundação. Eles terão a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em um contexto real, fortalecendo competências como escuta ativa, análise crítica, planejamento e trabalho colaborativo.
*A Fundef é uma empresa associada ao Tecnovates - Hub Tecno Saúde. O Tecnovates é responsável por analisar as demandas de mercado e realizar a aproximação entre os cursos de graduação da Univates e as startups vinculadas ao ecossistema de inovação do Parque.
Depoimentos dos professores
“Este tipo de visita tem um papel muito importante na formação integral de um Administrador de Empresas, que deve enxergar muito além dos números e da estrutura física de uma empresa. Ao visitar a Fundef, os estudantes perceberam o impacto social da Fundação na sociedade e compreenderam a importância das ações sociais e do voluntariado para a continuidade das atividades. Os desafios enfrentados pela Fundef são os mesmos de qualquer empresa, portanto, os acadêmicos podem aplicar as discussões e os conhecimentos adquiridos na visita em outros contextos profissionais”. - Professor Gabriel Machado Braido
“Ao conhecerem de perto o trabalho realizado pela Fundef, os estudantes puderam refletir sobre o papel social das instituições e sobre como ações de impacto coletivo e voluntário são essenciais para a sustentabilidade de organizações do terceiro setor.
A vivência despertou nos alunos uma maior sensibilidade para os aspectos humanos e sociais da gestão, além de mostrar que os desafios enfrentados por entidades como a Fundef (como captação de recursos, comunicação institucional, gestão de equipes e planejamento estratégico) são semelhantes aos de qualquer empresa, pública ou privada”. - Professora Bernardete Bregolin Cerutti
Fundef
Fundada em 1992 por iniciativa do Dr. Wilson Dewes, a Fundef nasceu com o propósito de reabilitar pacientes com fissuras labiopalatinas. Inicialmente funcionando em um consultório particular, a instituição transferiu-se em 1993 para o Hospital Bruno Born, em Lajeado, e, em 2024, para o Prédio 28 da Univates. A Fundef tem se destacado pelo atendimento interdisciplinar, reunindo uma equipe de profissionais como otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, cirurgiões, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, voltados ao cuidado humanizado.
O trabalho da Fundef é estruturado em reuniões clínicas interdisciplinares, garantindo que cada decisão seja tomada em equipe, considerando as necessidades individuais de cada paciente. Desde 1999, a instituição atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando seu alcance e beneficiando milhares de pessoas que necessitam de reabilitação. Em 2009, recebeu a habilitação do Ministério da Saúde para atuar na reabilitação de pacientes com deficiência auditiva, consolidando sua importância no cenário nacional.
Programa Aula+
O programa Aula+ da Univates busca inserir os estudantes em atividades práticas desde os primeiros semestres da graduação. Trata-se de uma proposta diferente do modelo de ensino tradicional, que geralmente concentra experiências de campo apenas nas fases finais do curso. O caráter intervencionista do projeto estimula a relação entre universidade e comunidade, promovendo uma troca de conhecimentos e experiências.
Desde sua implementação em 2019, o programa Aula+ tem revolucionado a metodologia de ensino da Univates. Inspirado por uma consultoria do professor Jorge Larosa, de Barcelona, o modelo busca transformar a maneira como os acadêmicos interagem com os desafios do mundo real. Cada estudante tem uma experiência única, o que, apesar de trazer desafios na avaliação, amplia as possibilidades de aprendizado e impacto social.