A Universidade do Vale do Taquari - Univates marca presença na 3ª Missão Técnica Nacional do Semesp, evento que acontece nos dias 1º e 2 de abril em Porto Alegre e São Leopoldo.
A instituição esteve representada por sua reitora, Evania Schneider, pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers, pelo pró-reitor de Ensino, Tiago Weizenmann, e pelo vice-presidente da Fundação Univates (Fuvates), Junior Willig, e pela coordenadora de Pesquisa, professora Luciana Turatti.
A Missão Técnica Nacional, promovida pelo Semesp, é um evento itinerante que busca fomentar o benchmarking e o debate sobre tendências do setor de ensino superior no Brasil. Em 2025, a missão ganhou um novo formato, com dois dias de programação para discussões e visitas técnicas.
Primeiro dia: apresentação de tendências e debates regulatórios
A programação do primeiro dia ocorreu na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, em Porto Alegre. As atividades tiveram início às 16h, com um painel sobre dados mercadológicos do setor de ensino superior, apresentado por Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp. O painel forneceu dados para que as instituições de ensino possam aprimorar suas estratégias de gestão e planejamento.
Na sequência, às 17h, Raquel Torcani Carmona, gerente do Departamento Jurídico do Semesp, apresentou atualizações sobre a legislação educacional para 2025. Entre os temas abordados esteve o Novo Marco Regulátorio do Ensino a Distância (EAD) e suas implicações para as instituições de ensino superior.
Às 17h30, Ulysses Tavares Teixeira, diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, comandou um painel sobre as atualizações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e os principais pontos que as instituições precisam conhecer para se adequarem às novas diretrizes.
Segundo dia: inovação e internacionalização no Ensino Superior
O segundo dia da Missão Técnica será sediado na Unisinos, em São Leopoldo. As atividades começam às 9h com o credenciamento e um welcome coffee, seguido da abertura oficial com o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, e a presidente do Semesp e da reitora da Unisanta, professora Lúcia Teixeira.
O primeiro painel do dia, às 10h15, abordou a necessidade de uma graduação alinhada ao mercado de trabalho. Os palestrantes foram Guilherme Trez, pró-reitor acadêmico e de relações internacionais da Unisinos, e Paula Dal Bó Campagnolo, diretora de graduação da mesma instituição.
Em seguida, às 11h, ocorreu o painel "Pesquisa com Diálogo Global e Impacto Local", com a participação de Guilherme Trez e Maura Lopes, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos. O painel destacou a importância da internacionalização da pesquisa e sua contribuição para o desenvolvimento regional.
Após uma pausa para almoço, as atividades retomam às 14h com a apresentação do "Ecossistema de Inovação Unisinos", conduzida por Silvio Bitencourt, diretor do Tecnosinos. O painel abordou iniciativas e parcerias que impulsionam a inovação no ambiente acadêmico e empresarial. Por fim, às 14h30, os participantes realizam um tour pelos Institutos Tecnológicos da Unisinos, conhecendo de perto as estruturas e projetos inovadores da instituição.
Numa das fotos, a equipe da Univates ao lado de Rodrigo Capelato, do Semesp. Em outra das imagens, além de Capelato, estão Ulysses Teixeira, do INEP, Simone Horta e Fábio Reis, ambos do Semesp.