Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Graduação

Estudantes da turma 23 de Medicina da Univates participam da Cerimônia do Jaleco

Por Pietra Darde

Postado em 17/03/2025 14:05:58


Compartilhe

Na última sexta-feira, 14 de março, 66 estudantes da turma 23 do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram da tradicional Cerimônia do Jaleco. O evento, realizado no auditório do Prédio 7, simboliza o início da jornada acadêmica dos futuros médicos.

A cerimônia contou com a presença do coordenador do curso de Medicina, professor Luciano Nunes Duro; do coordenador adjunto, professor Carlos Sandro Pinto Dornelles; da coordenadora administrativa do curso, Claudete Rempel; e do coordenador administrativo interino, Rafael Rodrigo Eckhardt. Também prestigiaram o evento a presidente do Diretório Acadêmico de Medicina, Thaíssa Zim, e a vice-presidente, Giovanna Follador Chieco da Silva, além de representantes do Núcleo de Apoio ao Estudante de Medicina (Napem), pais, responsáveis, professores e estudantes veteranos. 

A programação iniciou com um coquetel, seguido pela entrega dos jalecos, um momento simbólico. O jaleco, considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI), foi entregue aos acadêmicos por seus pais, responsáveis ou professores, representando o compromisso com a ética, o conhecimento e a dedicação à profissão escolhida.

Durante a cerimônia, o coordenador do curso reforçou a importância da jornada acadêmica e do envolvimento dos estudantes com a profissão para além da técnica.

“Apaixonem-se pelo conhecimento, pela ciência e, principalmente, pelas pessoas. A sociedade espera de um médico não apenas técnica, mas também cuidado. Às vezes, um simples olhar ou toque pode fazer toda a diferença. A tecnologia está aí para nos ajudar, mas nunca substituirá a conexão humana”, destacou Luciano.

Representando a turma dos ingressantes, os estudantes Letícia Spuldaro e Thiago Gerhard também discursaram, ressaltando a importância da trajetória que se inicia.

“Que ao longo dos próximos anos possamos aprender juntos, crescer, nos apoiar e, acima de tudo, criar laços que vão muito além das paredes da universidade. Hoje, a turma 23 inicia um novo ciclo. Olhamos para trás com orgulho do caminho percorrido e para frente com a esperança do que ainda podemos nos tornar”, salientaram os acadêmicos.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar