O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), vinculado à Universidade do Vale do Taquari - Univates, oficializou em dezembro uma parceria com a Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) para integrar o Hub Tecno Saúde. A colaboração foi formalizada por meio da assinatura de termo de associação. Nesta quinta-feira, 16 de janeiro, gestores das duas instituições participaram de uma apresentação oficial e visita às obras do Hub Tecno Saúde uma iniciativa voltada para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área da saúde.
A visita contou com a presença de representantes da Rede, como a supervisora de Inovação, Fernanda Cristina Back; o coordenador de Educação Corporativa, Murilo dos Santos Graeff; e gestores administrativos dos hospitais da região: Priscila Becker Pires Zerves (Hospital Santa Isabel, Progresso), Johnnie Carlos Locatelli (Hospital Estrela, Estrela) e Niúra Rodrigues da Silva (Hospital São José, Arroio do Meio).
Pela Univates, participaram o presidente da Fundação Univates, prof. Carlos Cândido da Silva Cyrne; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers; e a gestora do Tecnovates, Cristiani Reimers. Também estiveram presentes Daniel Tonon, gestor de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Inovação do Estado do RS; Diana Dorst, gestora de Projetos do Tecnovates; e Laura Delazeri, analista de educação da Rede.
A Rede de Saúde da Divina Providência é mais um conjunto de hospitais a integrar o Hub Tecno Saúde do Tecnovates, uma iniciativa em implantação, conforme projeto aprovado pela Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep). O Hub pretende estimular o surgimento de novas startups e a formação de empreendedores dedicados às tecnologias para a área da saúde, além de oferecer suporte para o desenvolvimento de produtos e serviços, e o aprimoramento de processos e capacitação de recursos humanos.
De acordo com a gestora do Tecnovates, a parceria é fundamental para construir propostas de inovação na área da saúde e em demais áreas interligadas com a Universidade. Durante o encontro, Reimers detalhou aos gestores da Rede um rol de benefícios a serem usufruídos pelos colaboradores dos hospitais e todas as possibilidades de interação com a pesquisa científica e com o ecossistema de inovação do Parque.
Hub
A estrutura do Hub, no Prédio 16 da Univates, incluirá coworking, um Hospital de Simulação e um FabLab para o desenvolvimento de tecnologias. O Hub Tecno Saúde segue em expansão, e novas instituições e empresas, especialmente das áreas de saúde, engenharia e tecnologia, devem integrar-se ao empreendimento nos próximos meses.
Sobre a Rede de Saúde da Divina Providência
Fundada em 1956, a RSDP administra seis hospitais, incluindo o Hospital São José (Arroio do Meio), o Hospital Estrela (Estrela) e o Hospital Santa Isabel (Progresso), além de outros serviços de saúde no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A Rede conta com 3.700 colaboradores e 2.200 médicos credenciados, realizando, anualmente, cerca de 31 mil cirurgias, 457 mil atendimentos ambulatoriais e 770 mil serviços auxiliares de diagnóstico.