No dia 26 de dezembro de 2024, a Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu o professor Markus Tomaselli, responsável pela disciplina de Design Studio na Universidade Técnica de Viena, na Áustria. A visita marca mais um passo na parceria entre as duas instituições, que vêm trabalhando juntas no enfrentamento de desafios urbanos e habitacionais em áreas atingidas por inundações no Vale do Taquari e no Rio Grande do Sul.
Durante sua passagem pelo campus da Univates, o professor Markus formalizou a colaboração entre as universidades ao assinar o convênio que consolida as ações em projeção, ocasião em que estiveram com a gerente de relações internacionais da Univates, professora Viviane Bischoff, e com a analista de relações internacionais, Marina Radavelli.
Tomaselli esteve acompanhado da professora Jamile Weizenmann, coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia Emau); da arquiteta e urbanista Bruna Zanoni Ruthner, integrante da equipe técnica dos Planos Diretores da Univates; e do professor Cristian Zluhan, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo.
O grupo também visitou áreas do Vale do Taquari afetadas pelas inundações de 2023, locais que se tornaram o foco de estudos e propostas dos estudantes da Universidade Técnica de Viena. Essa imersão no território permite uma compreensão ainda mais profunda das realidades locais, e enriquecerá o trabalho dos estudantes austríacos, que vêm desenvolvendo projetos acadêmicos voltados à habitação e ao planejamento urbano em um contexto de crise climática. Os acadêmicos já trabalham em interações.
A visita incluiu, ainda, reuniões para planejar ações integradas para o próximo semestre. Essas iniciativas fortalecerão a troca de experiências e saberes entre os estudantes das duas universidades, a partir de suas realidades, contribuindo para soluções inovadoras e culturalmente sensíveis para o desenvolvimento urbano.
Para Jamile Weizenmann, a presença do professor Markus reforça o compromisso da Univates com a internacionalização e a conexão da Universidade em rede em torno de temas globais. Essa troca de ideias e culturas enriquece não só os projetos acadêmicos, mas também os envolvidos, promovendo uma formação mais ampla e conectada com os desafios atuais, comenta.
Saiba mais
A Universidade Técnica de Viena é uma das maiores universidades de Viena, a capital da Áustria. Fundada em 1815 como "Instituto Politécnico Real e Imperial" (Polytechnisches Institut), tem aproximadamente 26.200 estudantes.
Viena também passou por inúmeras cheias, inclusive no mês de setembro de 2024 quando foi afetada pela tempestade Boris. Em apenas cinco dias, caiu duas a cinco vezes mais chuva na capital e em outras regiões da Áustria do que toda a média mensal de setembro.
As grandes cheias ocorridas indicam que as diversas estratégias de proteção adotadas por Viena e pela Áustria como um todo demonstraram sua eficácia, oferecendo lições para outros lugares que enfrentam cada vez mais as condições climáticas extremas.