Após mais de um ano de trabalho, a parceria entre a Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer, culminou hoje, 26 de dezembro, na entrega da atualização do inventário do patrimônio histórico do município.
A iniciativa, conduzida pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia-EMAU), visou revisar e ampliar o levantamento realizado em 1992, oferecendo um panorama completo e detalhado das edificações históricas locais.
A entrega oficial ocorreu no gabinete do prefeito Marcelo Caumo, com a presença de representantes da Secretaria de Cultura, incluindo Talita Fracalossi (Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer), Kelen Battisti Giongo (coordenadora da Biblioteca Pública Municipal) e Adriana Jachetti (historiadora do Arquivo Histórico Municipal), que acompanharam o desenvolvimento do projeto.
O projeto envolveu uma equipe interdisciplinar coordenada pelo professor Augusto Alves (arquiteto), que também contou com as arquitetas Ângela Priscila Degasperi e Djulia Marder (levantamentos), Taylane Katz (projeto gráfico), assim como pelos historiadores Neli Machado (historiadora coordenadora) Patrícia Schneider (historiadora supervisora) e Marcos Rogério Kreutz (pesquisador).
A coordenação institucional ficou a cargo da professora Jamile Maria da Silva Weizenmann (coordenadora do Semeia-EMAU), com a colaboração do projeto de extensão Patrimônio Vivo, coordenado pelo professor Jauri dos Santos Sá.
O inventário, que contempla cerca de 500 páginas, apresenta o estado atual das edificações catalogadas, incluindo análises fotográficas, arquitetônicas, estruturais e históricas, com base nas fichas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Além disso, inclui um volume teórico sobre a história e evolução urbana de Lajeado, além de conceitos sobre preservação e patrimônio histórico. O trabalho enfrentou desafios, como os impactos das enchentes que atingiram o município, exigindo revisões de campo e atualizações em bens já catalogados.
O trabalho desenvolvido pela Univates será empregado em ações futuras de promoção da cultura, valorização e preservação do patrimônio, educação e turismo na cidade.