O encerramento do componente curricular Psicologia Social - Ateliê Extensionista, do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, aconteceu no dia 18 de dezembro, no Teatro Univates. Durante o componente ministrado no segundo semestre deste ano, 34 estudantes realizaram encontros de experimentações em 11 Oficinas Terapêuticas na Atenção Primária à Saúde. As atividades foram desenvolvidas em sete municípios do Vale do Taquari que foram severamente afetados pelas cheias de 2023 e 2024.
A construção da proposta do ateliê aconteceu de forma coletiva e contou com a participação do Núcleo de Apoio Pedagógico da Univates (NAP), da Coordenadora de Saúde Mental da 16ª Coordenadoria de Saúde e das equipes de profissionais de saúde responsáveis pelo desenvolvimento das Oficinas Terapêuticas nos municípios.
A programação do evento Da Universidade à Atenção Primária à Saúde: encontros formativos de partilhas de saberes, fazeres e afetos no território vivo incluiu a exibição do documentário Vozes dos Homens: ressignificando valores em situações de emergência, produzido pelo município de Colinas e pela Ong ProMundo a partir dos relatos de experiências dos usuários que participam do Grupo Clube do Bolinha, que aborda questões referentes à saúde mental dos homens. Além disso, houve a apresentação de uma performance de dança das usuárias da Oficina Terapêutica Acorda para a Vida, também de Colinas, e um momento de reflexão, no qual os acadêmicos compartilharam os aprendizados adquiridos ao longo do semestre.
O componente extensionista permitiu a articulação entre ensino-serviço-comunidade a partir de uma relação dialógica e participativa, encerrando com ações de acesso e democratização à cultura e produção de saberes coletivos.
Promovido pela área das Ciências da Saúde (CS) da Univates, o evento recebeu cerca de 90 pessoas, entre estudantes, docentes, usuários das oficinas terapêuticas, equipes de profissionais e representantes dos municípios.