Em uma solenidade realizada na manhã da sexta-feira, 08/11, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), de Santa Cruz do Sul, celebrou o aniversário de nascimento de seu patrono, o general Gomes Carneiro, e os 182 anos de criação da unidade militar. O evento, que ocorreu no quartel do Batalhão, reuniu membros da comunidade e autoridades locais e regionais, destacando a atuação histórica e recente do 7º BIB em operações de ajuda humanitária.
Na ocasião, o presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fundação Univates), professor Ney José Lazzari, foi um dos 35 homenageados com o Diploma de Amigo do Batalhão. A distinção foi entregue em reconhecimento ao trabalho conjunto de apoio humanitário realizado durante as enchentes que atingiram a região em maio deste ano.
Em seu discurso, o comandante do 7º BIB, coronel Orlando Mattos Sparta de Souza, relembrou o papel histórico do Batalhão, criado em 1842, e ressaltou a atuação recente da unidade na Operação Taquari II. Durante sua existência, nossa unidade participou dos principais episódios da história nacional. Este ano, novamente, não recusou o chamado e participou ativamente na Operação Taquari II por mais de três meses, realizando socorro e ajuda humanitária aos municípios afetados pelas enchentes, relatou o coronel, reforçando a importância das parcerias no suporte logístico durante o período de crise.
O evento também contou com a presença do general Marcus Augusto Bastos Neuvald, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sediada em Santa Maria. Em sua fala, o general destacou o papel fundamental das Forças Armadas no apoio aos municípios e às famílias atingidos pelas enchentes. Foi um momento que não gostaríamos de ter passado, mas que serviu para mostrar a força e o potencial que temos de superar desafios quando estamos efetivamente juntos, para servir à sociedade e cumprir nosso papel como instituição de Estado, afirmou Neuvald.