A reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Evania Schneider, recebeu uma homenagem do 10º Batalhão Logístico Batalhão Marquês de Alegrete pelo apoio oferecido pela Instituição durante a Operação Taquari II. O reconhecimento veio após o batalhão, responsável por parte das operações de assistência e resgate, ser acolhido no campus de Lajeado durante a mobilização que aconteceu em maio de 2024.
A Operação Taquari II, iniciada em 30 de abril, mobilizou mais de 19,5 mil militares das três Forças Armadas Marinha, Exército e Aeronáutica para prestar assistência em áreas afetadas por inundações e outras emergências no Rio Grande do Sul. A operação envolveu um total de 55 embarcações, 27 aeronaves e 1.710 viaturas, além de maquinários de engenharia, com um efetivo focado em resgates e distribuição de suprimentos. Estima-se que tenham sido resgatadas mais de 84 mil pessoas e salvos 10,5 mil animais graças aos esforços coordenados em todo o Rio Grande do Sul.
A primeira fase da operação, conhecida como Taquari I, ocorreu entre setembro e dezembro de 2023, quando fortes chuvas atingiram o Estado e levaram as Forças Armadas a realizarem atividades de busca, resgate e reconstrução em diversos municípios. A experiência acumulada na Operação Taquari I, quando a Univates foi parceira, foi importante para fortalecer a coordenação e a resposta rápida das forças durante a segunda fase, que está em curso em 2024.