Em ato simbólico realizado na manhã da terça-feira (17/12), foi entregue ao secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, um livro memorial que apresenta um balanço dos trabalhos realizados pelo Governo do Estado em parceria com a Universidade do Vale do Taquari - Univates e instituições parceiras. O livro, intitulado A cidade e a água (2024, v.2), aborda as ações realizadas para o enfrentamento aos eventos climáticos extremos que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. O livro na versão digital pode ser conferido aqui.
A publicação, produzida pela Univates, evidencia o empenho conjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), Defesa Civil e universidades parceiras na resolução de problemáticas urgentes que atingiam os municípios gaúchos no período pós-enchentes. O livro traz informações que contemplam desde o processo de criação dos planos estratégicos e mapeamentos das regiões onde residências foram destruídas ou interditadas, até a apresentação de números relevantes, como a emissão de 20.448 laudos para os municípios, documento indispensável para acessar programas habitacionais do Governo Federal.
A entrega deste material, e do que ele representa, é resultado de uma parceria exitosa entre o Governo do Estado, a Univates e demais parceiros. Conseguimos unir o conhecimento técnico das nossas equipes com a expertise e repertório técnico-científico da universidade. Como consequência, chegamos até os municípios com ações concretas, que envolveram desde a emissão de laudos até a elaboração de 177 planos de conjunto, com mais de 13 mil residências enquadradas, declarou o secretário Mallmann.
A gerente de Relações Institucionais e de Mercado da Univates, Cíntia Agostini, e a professora Dra. Jamile Weizenmann, acompanhadas de diplomados, arquitetos e urbanistas, que integraram a equipe, realizaram a entrega do livro memorial ao secretário Rafael Mallmann, em ato simbólico da conclusão dos trabalhos.
Nós agradecemos a confiança da secretaria no nosso trabalho e, principalmente, essa importante troca entre as nossas equipes. Ao longo desses meses de ações conjuntas, conseguimos entregar importantes resultados à população gaúcha e desmistificamos o papel da universidade, mostrando que a nossa missão ultrapassa seus muros e está a serviço da sociedade, ressaltou Cíntia.
O encontro também contou com a presença de servidores de diferentes setores da secretaria que auxiliaram nos trabalhos durante as enchentes, como o Departamento de Planejamento Urbano e Metropolitano, responsável pelos trabalhos técnicos na área de engenharia e arquitetura; a Procuradoria Jurídica Setorial, e o Departamento Administrativo.