No dia 03 de dezembro, a criatividade e o talento de representantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates ganharam destaque nacional no universo do Design. O reconhecimento veio na 14ª edição do Prêmio Brasileiro de Design (Brasil Design Award ‒ BDA, em inglês), um dos mais importantes concursos da área no País.
Os projetos premiados, desenvolvidos pela diplomada Larissa Machado Carletto e pelos estudantes Marina Becker, Flávia Miranda, Arthur Pezzi e Eduarda Wendt (integrantes do Estúdio Experimental de Comunicação e Design ‒ Enter, supervisionados pelo professor Rodrigo Brod), reafirmam a excelência da formação acadêmica e a dedicação de quem se desafia a inovar.
Intitulado Sobre Vidas, Sentidos e Cores: um estudo sobre cores e sensações aplicadas à animação, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Larissa foi reconhecido na categoria Craft for Design, conquistando a classificação Bronze. Um dos meus desejos enquanto estudante de Design era receber um prêmio como o BDA. Tive alguns colegas cujos projetos se destacaram no mesmo concurso em anos anteriores. Ficava admirando-os e imaginando como seria quando chegasse a minha vez, comenta a diplomada.
Larissa explica que enfrentou desafios para desenvolver seu TCC e deixá-lo do jeito que ela idealizou. Passei por algumas situações difíceis durante o processo de produção do trabalho. Uma dessas situações teve a ver com a tragédia climática que afetou o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Infelizmente, meus pais perderam tudo nas enchentes e eu fiquei sem computador. Mesmo assim, consegui utilizar os laboratórios da Univates para finalizar o TCC, que abordou a temática ambiental, desabafa.
Acredito que o Design existe para nos fazer enxergar possíveis melhorias no mundo, e não apenas para embelezar as coisas (ambientes e produtos). Minha intenção foi discutir as queimadas, os desmatamentos e o descaso com povos originários de modo sensível e relevante, facilitando a compreensão dos temas para pessoas de todas as idades. Ao meu ver, meu trabalho foi reconhecido no BDA justamente porque abordou questões sobre futuro e sustentabilidade, acrescenta Larissa.
Os estudantes integrantes do Enter desenvolveram uma identidade visual para o Projeto Brocantes: Palavras e Coisas da Escola. Reconhecido na categoria Design Gráfico, o trabalho também recebeu classificação Bronze. Essa conquista nos deixou imensamente felizes. Somos um time que se diverte trabalhando, que tem independência para realizar projetos mais experimentais ou fora da caixa, como as pessoas costumam dizer, relata Marina Becker, head de Design da equipe.
Marina afirma que, durante a produção da identidade visual do Brocantes, o principal desafio foi transformar termos e conceitos complexos da Filosofia em representações gráficas atraentes. Estudamos as considerações de Michel Foucault sobre a arqueologia do saber, o que não está diretamente relacionado à área do Design. No entanto, entendemos que o designer deve ser capaz de aprender assuntos paralelos para integrar os conhecimentos adquiridos em seus projetos, explica a acadêmica.
O BDA é um prêmio que traz visibilidade para quem o conquista. Modéstia à parte, sinto que merecemos muito esse reconhecimento, pois, neste trabalho, conseguimos atender perfeitamente o cliente. Tivemos liberdade para criar uma marca mutante e minimalista, o que nem sempre é fácil de fazer. Pessoalmente, sempre sonhei em ser premiada em alguma categoria do BDA. Isso indica que sou uma boa profissional, que estou no caminho certo, comemora Marina.
Conheça os diferenciais do curso de Design da Univates
Coordenador do curso de Design, Rodrigo Brod cita os diferenciais da graduação da Univates. O curso está sempre em constante atualização, e a transformação do nosso formato de TCC é a mais recente novidade. Atualmente, os estudantes produzem um artigo acadêmico na disciplina de TCC I e utilizam a pesquisa e o referencial teórico para desenvolver um projeto aplicado na disciplina de TCC II. Dessa forma, os acadêmicos conseguem utilizar seus conhecimentos em áreas nas quais têm interesse e curiosidade, gerando resultados práticos como os que foram apresentados no trabalho da Larissa, conta Brod.
Outra novidade que merece ser mencionada é o reposicionamento da agência experimental do curso de Design, que agora atende pelo nome de Enter. Tivemos uma completa reformulação da equipe em 2024. Mudanças na forma de trabalho também ocorreram, com ênfase na produção de projetos experimentais e na interação com os públicos internos e externos da Univates, relembra o coordenador.
Percebemos que os trabalhos que temos desenvolvido são capazes de representar nosso curso e nosso Estado em nível nacional. Os projetos inscritos no BDA deste ano eram excelentes, o nível de competição foi altíssimo. É muito bom ver os trabalhos dos nossos estudantes marcando presença no concurso, finaliza Brod.
Seguindo a tradição
Conheça os projetos da Univates que se destacaram em edições anteriores do Prêmio Brasileiro de Design:
2022: Estudantes, diplomados e professores do curso de Design recebem prêmios nacionais
2021: Estudante da Univates vence o Grand Prix de um dos maiores prêmios de design do Brasil