Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ciência, Tecnologia

Estudantes do Ensino Médio participam de oficinas de Biotecnologia na Univates

Por Lais Pontin Matos

Postado em 05/12/2024 10:15:46


Compartilhe

Descobrir como a Ciência transforma o mundo é uma experiência única para quem está se preparando para o futuro. Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, essa oportunidade se concretiza anualmente nas Oficinas de Biotecnologia para o Ensino Médio, promovidas pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) com o apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Realizadas entre 15 e 18 de outubro de 2024, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, as atividades aproximaram 430 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas dos Vales do Taquari (Lajeado, Arroio do Meio, Encantado, Teutônia, Westfália e Estrela) e Rio Pardo (Venâncio Aires) de possibilidades oferecidas pela área de Biotecnologia.

Estudantes do Ensino Médio participam de oficinas de Biotecnologia na Univates.

Divulgação Univates

“As oficinas de Biotecnologia são ferramentas que promovem o aprendizado prático e integrado. Elas ajudam a aproximar a ciência da realidade, estimular o interesse em carreiras científicas e conscientizar sobre a importância da sustentabilidade e da inovação”, explica Gabriela Kaufmann, biomédica, doutoranda do PPGBiotec e uma das organizadoras das atividades.

Foram realizadas 28 oficinas sobre temas trabalhados no PPGBiotec (clique aqui para conhecer as áreas de concentração e linhas de pesquisa dos programas de mestrado e doutorado). Os estudantes puderam utilizar a estrutura de laboratórios da Univates para realizar experimentos, vivenciando de perto o processo científico.

“A Biotecnologia busca alternativas para a resolução de problemas regionais e globais. As pesquisas dos professores do PPGBiotec são focadas nessas questões, e elas se tornam o centro das discussões nas oficinas realizadas com os estudantes do Ensino Médio”, comenta Gabriela.

Estudantes do Ensino Médio participam de oficinas de Biotecnologia na Univates.

Divulgação Univates

Saiba mais sobre o PPGBiotec

Por meio das linhas de pesquisa “Biotecnologia Alimentar”, “Biotecnologia Ambiental” e “Biotecnologia em Saúde”, o PPGBiotec busca potencializar e desenvolver tecnologicamente as cadeias produtivas de matérias-primas, incentivar estratégias de prevenção ou remediação de problemas ambientais e favorecer os avanços na área da saúde.

O PPGBiotec tem como objetivo formar pesquisadores qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à Biotecnologia, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar