No dia 11 de dezembro (quarta-feira), às 20h, a Orquestra Gustavo Adolfo Univates subirá ao palco do Teatro da Universidade do Vale do Taquari - Univates para apresentar o concerto Maria, que explora a história de uma mulher desiludida que redescobre a luz do Natal.
Regido pelo maestro Astor Jair Dalferth e com coordenação cênica de Anderson Balhero, o concerto apresenta composição e história de João Vitor Ströher.
Os ingressos para o evento são gratuitos e podem ser retirados antecipadamente na Biblioteca Univates (que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h). São permitidos até quatro ingressos por CPF, não sendo possível apresentar o CPF de outra pessoa no momento da retirada. Solicita-se a doação de 1 kg de alimento não perecível por espectador na noite do evento.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Teatro Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.
Concerto Maria é uma adaptação livre do conto Natal na Barca, de Lygia Fagundes Telles
O concerto Maria apresenta uma narrativa que se desenrola na noite de 24 de dezembro de 1767. A trama acompanha uma mulher desiludida que, durante uma viagem de barca, conhece uma mãe resiliente em meio à desgraça. A troca entre elas transforma a atmosfera sombria em uma reflexão sobre esperança, luz e o espírito natalino, mesmo diante de situações de extrema crueldade e tristeza.
Orquestra Gustavo Adolfo Univates é referência cultural para o Vale do Taquari
Em 2019 o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e a Univates firmaram uma parceria para formar uma orquestra de referência no Vale do Taquari. Atualmente a Orquestra Gustavo Adolfo Univates, regida pelo maestro Astor Jair Dalferth, é composta por 45 músicos.
A Orquestra vem conquistando notoriedade e prestígio na região. Ela é uma grande referência cultural para o município de Lajeado, encantando o público com um repertório diversificado e envolvente.
Centro Cultural Univates: 10 anos de eventos, arte e cultura no Vale do Taquari
Inaugurado em 2014, o espaço é integrado pela Biblioteca (aberta ao público em agosto daquele ano e uma das mais modernas do Brasil) e pelo Teatro, cuja abertura foi em 3 de maio. O Centro Cultural tornou-se referência arquitetônica, artística e cultural, levando o nome da cidade de Lajeado e da região à rota das maiores atrações do País.
Entre palestras acadêmicas, solenidades de formatura, shows, espetáculos e eventos corporativos, o Teatro Univates sediou mais de 800 atividades desde sua abertura, com público estimado de 500 mil pessoas. O local já recebeu artistas nacionais e internacionais e é considerado uma das obras de arquitetura mais importantes do Brasil, segundo a publicação especializada ArchDaily.