Na segunda-feira, 2 de dezembro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), realizou o seminário técnico Estudos Técnicos para Ações de Reconstrução dos Municípios do Vale do Taquari. O evento, sediado nas dependências da Univates, reuniu representantes de instituições e profissionais de diversas áreas para discutir o planejamento territorial e ações de reconstrução na região após as enchentes que atingiram o Estado em maio.
O objetivo central do seminário foi apresentar e debater os estudos em andamento e as demandas relacionadas à reconstrução do Vale do Taquari de modo a possibilitar o conhecimento e a sistematização de informações técnicas e o encaminhamento de diretrizes de alinhamento entre as diversas frentes de trabalho.
O evento contou com a presença de Tassiele Francescon, diretora de Planejamento Urbano da Sedur; Cintia Agostini, gestora comercial e de relações institucionais da Univates; Sérgio Diefenbach, promotor de Justiça; dos professores e profissionais da Univates que coordenam as equipes dos Planos Diretores: Jamile Weizenmann, Marcelo Heck e Izabele Colusso; além de representantes da Agência da ONU para as Migrações (OIM/ONU). Representantes de outras entidades, como o Conselho de Engenharia e Agronomia (Crea-RS) e a Defesa Civil, também estiveram presentes e contribuíram com discussões técnicas ao longo do dia.
A programação iniciou com a apresentação dos objetivos do seminário e, em seguida, Tassiele Francescon detalhou as ações da Sedur para a recuperação do Vale do Taquari. Entre os projetos destacados estão os planos diretores de desenvolvimento urbano, que estão sendo elaborados em parceria com a Univates.
Os professores da Universidade Marcelo Heck e Izabele Colusso também apresentaram os estudos realizados até o momento, evidenciando o trabalho multidisciplinar da equipe da Univates.
Para Tassiele, a realização do encontro foi de suma importância. A partir deste seminário conseguimos aproximar e unificar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos paralelamente às ações de planejamento urbano e territorial no Vale do Taquari, especialmente os Planos Diretores. A participação do Ministério Público regional e do CAOURB, assim como da ONU Migração, valida os produtos que estão sendo executados pelo Estado em parceria com a Univates, ressaltou.
Cintia Agostini, representando a reitoria da Univates, ressaltou o impacto social e estratégico do trabalho desenvolvido: Este é um esforço coletivo que demonstra o papel essencial da Univates no desenvolvimento do Vale do Taquari. Não se trata apenas de gerar conhecimento técnico, mas de fazer com que ele reverbere nas comunidades, promovendo mudanças de médio e longo prazo.
A expectativa é que os dados produzidos sobre zoneamento de risco e diretrizes preliminares de ocupação prioritária sejam entregues oficialmente nos próximos dias.
Saiba mais
O Governo do Rio Grande do Sul e a Univates firmaram um termo de cooperação para assessoria técnica e metodológica com foco na elaboração de estudos de Zoneamento de Risco, elaboração e revisão de Planos Diretores, Planos Setoriais e Código de Obras dos municípios de Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Muçum e Roca Sales, todos severamente afetados pelas enchentes históricas entre setembro e novembro de 2023 e em maio deste ano.
O protocolo faz parte de uma investida do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, para a viabilização de ações e planos de emergência para o desenvolvimento urbano e a adaptação climática, a fim de garantir a segurança da população, já que o RS vem enfrentando, desde 2023, uma série de eventos extremos que ocasionaram perdas humanas, danos materiais e ambientais, bem como prejuízos econômicos e sociais.