A Universidade do Vale do Taquari - Univates foi credenciada pela Comissão Nacional de Residências Médicas (CNRM) para oferecer o Programa de Residência Médica (PRM) em Pediatria. O credenciamento provisório, aprovado em novembro deste ano, autoriza a oferta de duas vagas anuais para o programa, que terá duração de três anos.
O programa é desenvolvido em parceria com o Hospital Bruno Born, referência na região, e terá como coordenador o pediatra e professor Sérgio Kniphoff. A previsão é que as atividades iniciem em março de 2025.
A seleção dos candidatos será realizada pela Univates, com edital previsto para ser publicado em dezembro. A prova de seleção está programada para acontecer em janeiro de 2025.
Para o professor e coordenador do curso de Medicina, Luciano Duro, a implantação do Programa de Residência Médica em Pediatria representa um marco para o fortalecimento da assistência em saúde infantil na região do Vale do Taquari.
Essa iniciativa não apenas supre a demanda por formação de especialistas altamente qualificados, mas também contribui para a fixação de médicos na região, ampliando o acesso da comunidade a um cuidado pediátrico de excelência. Além disso, a união da excelência acadêmica da Univates com a qualidade assistencial do Hospital Bruno Born proporciona um ambiente de aprendizado prático e multidisciplinar, favorecendo o desenvolvimento de competências que refletem diretamente na qualidade do atendimento prestado às crianças e suas famílias, salientou.
Saiba mais
Os programas de residência médica da Univates têm como objetivo formar profissionais altamente capacitados para atuar no Vale do Taquari, ampliando a oferta de atendimento especializado na região. A proposta é qualificar médicos para lidar de forma assertiva com as demandas locais, promovendo saúde e qualidade de vida para a população.