A Universidade do Vale do Taquari - Univates se prepara para receber cerca de 20 intercambistas em 2025A. Como parte das ações de acolhimento e integração, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) está com inscrições abertas para o Programa Padrinho Internacional 2025A. A iniciativa busca voluntários vinculados à Instituição para ajudar os novos alunos estrangeiros em sua adaptação à universidade, à cidade de Lajeado e à cultura brasileira.
O programa desempenha um papel essencial na experiência dos intercambistas, oferecendo suporte prático e emocional durante sua estadia. Os padrinhos têm como missão facilitar a adaptação dos afilhados, promovendo sua integração à comunidade acadêmica e auxiliando no entendimento das atividades acadêmicas e da vida cotidiana.
Por outro lado, participar do programa permite que o padrinho desenvolva habilidades em idiomas estrangeiros, a compreensão de diferentes culturas e competências interpessoais.
Podem participar estudantes de graduação, alunos de cursos técnicos, professores, funcionários e diplomados da Univates. As inscrições estão abertas até o dia 12 de dezembro e podem ser realizadas por meio deste link. Estudantes de graduação participantes também podem utilizar a experiência para contabilizar horas complementares em seu curso.
Para Ana Paula Alves de Souza, estudante de Direito, sua maior motivação de se tornar madrinha internacional veio da sua própria experiência como intercambista na Colômbia.
Durante aquele período incrível, senti as dificuldades de adaptação, já que não tive o apoio de padrinhos ou madrinhas. Muitas perguntas simples poderiam ter sido sanadas com a ajuda de alguém local. Foi essa vivência que me levou a querer retribuir, contribuindo para que os intercambistas da Univates se sentissem ainda melhor acolhidos e amparados, explicou Ana, que apadrinhou uma intercambista colombiana.
Conhecer os intercambistas e um pouco da sua cultura traz novas perspectivas e enriquece a vida. Pude reviver a empolgação e os desafios do intercâmbio. Adoro fazer parte desse projeto, ele não apenas me permite contribuir, mas também me transforma. Essas experiências podem impactar a vida dos afilhados e, de igual forma, a dos padrinhos e madrinhas, concluiu Ana.
Para mais informações, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais pelo telefone (51) 3714-7019 ou pelo e-mail mobility@univates.br.