Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Graduação

Estudantes de Relações Internacionais da Univates realizam vivência acadêmica na Europa

Por Pietra Darde

Postado em 28/11/2024 09:24:11


Compartilhe

Durante 10 dias, um grupo de 18 estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Taquari - Univates participou de uma experiência acadêmica internacional na Europa. Acompanhados por dois professores, os estudantes embarcaram no dia 15 de novembro e visitaram diversas instituições em Bruxelas e Liège, na Bélgica, retornando ao Brasil no dia 25 de novembro.

A programação incluiu visitas a locais estratégicos, como a Missão do Brasil junto à União Europeia, a Embaixada do Brasil, a Agência Brasileira para Promoção do Comércio Exterior (Apex), a Organização Internacional de Aduanas (World Customs Organization ‒ WCO), o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e o Museu Casa da Europa.

A atividade faz parte da disciplina Vivência Internacional, oferecida no 6º semestre do curso, e integra o currículo Aula+ de Relações Internacionais. O objetivo principal é aproximar os estudantes às áreas de atuação de um internacionalista, como diplomacia, comércio exterior, organizações internacionais, política internacional e o meio acadêmico global.

“Essa viagem contribui para a formação do estudante na medida em que proporciona uma vivência internacional, uma prática de inglês e muitos contatos com profissionais que atuam nas áreas de Relações Internacionais, como diplomatas, o embaixador, professores, negociadores internacionais e membros de organizações internacionais”, destaca Mateus Dalmáz, coordenador do curso de Relações Internacionais.

A estudante Laura Motta, que participou da experiência, ressalta a importância da atividade para sua formação: “A vivência internacional é uma experiência necessária para nós, futuros internacionalistas. Foi uma viagem em que pude ver de perto a enorme operalização das organizações internacionais que tanto estudamos, além dos benefícios e desafios de uma carreira internacional, lidando com diferentes culturas e particularidades. Retorno encantada com tamanho dinamismo dessa carreira e me sinto muito mais preparada para decidir qual caminho quero seguir”.

Para o estudante Henrique Schneider, o que mais marcou foi a riqueza dos conhecimentos adquiridos nas visitas a embaixadas e a organizações internacionais, que ofereceram uma visão prática e aprofundada sobre a dinâmica das relações globais. 

“A disciplina de Vivência Internacional foi uma das experiências mais impactantes da minha formação em Relações Internacionais. Tive a oportunidade de viajar ao exterior pela primeira vez, atividade em que pude vivenciar diferentes culturas, ouvir novos idiomas e aprender com a diversidade ao meu redor. Essa vivência não só ampliou minha bagagem cultural, como também me preparou para os desafios de uma carreira como internacionalista”, ressalta Schneider.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar