Na terça-feira, 26 de novembro, a Câmara de Vereadores de Lajeado realizou uma cerimônia solene para homenagear sete personalidades que se destacaram pelo impacto positivo no desenvolvimento da cidade. Entre os agraciados com o título de Cidadão Benemérito Lajeadense estava o presidente da Fundação Univates, professor Ney José Lazzari, reconhecido pelos serviços prestados à comunidade lajeadense, especialmente na área da educação, por meio da Universidade do Vale do Taquari - Univates.
A indicação de Lazzari foi feita pelo vereador Heitor Luiz Hoppe (PP). Com mais de 45 anos de vínculo com a Univates, o professor teve diversos cargos de liderança e realizou um trabalho ativo para promover a expansão de cursos, melhorias na infraestrutura, avanços em projetos de pesquisa e a integração da Universidade com a comunidade local.
O título foi entregue pelo prefeito Marcelo Caumo, pelo presidente da Câmara de Vereadores, vereador Lorival Silveira, e pelo vereador Heitor Hoppe.
Ao receber o título, Lazzari destacou o significado da homenagem.
O título de Cidadão Benemérito nos faz pensar sobre o desenvolvimento de Lajeado e os seus desafios. A pandemia e as recentes catástrofes climáticas demonstram que a força de uma cidade está na interação entre as pessoas, suas organizações sociais e suas lideranças. O que move as pessoas e as organizações é a busca de novos e melhores padrões de saúde, de educação e de bem-estar, enfim, de qualidade de vida. Ainda temos muito trabalho a ser feito por nossa cidade: repensar bairros, integrar mais pessoas no mundo do trabalho, promover uma participação política mais ativa, valorizar mais fortemente a arte e a cultura e desenvolver políticas de bem-estar mais efetivas, ressaltou Lazzari.
Uma trajetória dedicada à educação
O vínculo de Lazzari com a Univates teve início em 1978, quando ingressou como estudante do curso de Ciências Econômicas. Durante a graduação, destacou-se como líder estudantil, ocupando posições como representante de turma, vice-presidente da Associação Atlética (atual Diretório Central dos Estudantes ‒ DCE) e representante dos alunos em conselhos e negociações institucionais.
Em 1987, foi contratado como professor de tempo integral. Nas décadas seguintes, além de professor, também assumiu outros cargos administrativos e acadêmicos, incluindo coordenação de curso, chefe de departamento, membro de comissões e conselhos e diretor da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari.
Nos anos 1990, com a criação da Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior, Lazzari foi nomeado diretor-geral e, logo depois, na transformação em Centro Universitário UNIVATES, passou a ser o reitor da Instituição. Em 2017, após a transformação do Centro Universitário em Universidade do Vale do Taquari - Univates, foi o reitor até o final de 2020, quando passou a presidir a Fundação Univates, mantenedora da Universidade.
Clique aqui para ler um artigo de autoria de Ney Lazzari, no qual ele analisa as perspectivas históricas do Vale do Taquari, suas características econômicas e culturais, além de explorar possibilidades para o futuro da região, com base na experiência de quem dedicou mais de quatro décadas ao desenvolvimento regional.