Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Professor Ney Lazzari recebe título de Cidadão Lajeadense por sua contribuição à educação e ao desenvolvimento regional

Por Pietra Darde

Postado em 27/11/2024 15:42:02


Compartilhe

Na terça-feira, 26 de novembro, a Câmara de Vereadores de Lajeado realizou uma cerimônia solene para homenagear sete personalidades que se destacaram pelo impacto positivo no desenvolvimento da cidade. Entre os agraciados com o título de Cidadão Benemérito Lajeadense estava o presidente da Fundação Univates, professor Ney José Lazzari, reconhecido pelos serviços prestados à comunidade lajeadense, especialmente na área da educação, por meio da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

A indicação de Lazzari foi feita pelo vereador Heitor Luiz Hoppe (PP). Com mais de 45 anos de vínculo com a Univates, o professor teve diversos cargos de liderança e realizou um trabalho ativo para promover a expansão de cursos, melhorias na infraestrutura, avanços em projetos de pesquisa e a integração da Universidade com a comunidade local.

O título foi entregue pelo prefeito Marcelo Caumo, pelo presidente da Câmara de Vereadores, vereador Lorival Silveira, e pelo vereador Heitor Hoppe.

Ao receber o título, Lazzari destacou o significado da homenagem. 

“O título de Cidadão Benemérito nos faz pensar sobre o desenvolvimento de Lajeado e os seus desafios. A pandemia e as recentes catástrofes climáticas demonstram que a força de uma cidade está na interação entre as pessoas, suas organizações sociais e suas lideranças. O que move as pessoas e as organizações é a busca de novos e melhores padrões de saúde, de educação e de bem-estar, enfim, de qualidade de vida. Ainda temos muito trabalho a ser feito por nossa cidade: repensar bairros, integrar mais pessoas no mundo do trabalho, promover uma participação política mais ativa, valorizar mais fortemente a arte e a cultura e desenvolver políticas de bem-estar mais efetivas”, ressaltou Lazzari.

Uma trajetória dedicada à educação

O vínculo de Lazzari com a Univates teve início em 1978, quando ingressou como estudante do curso de Ciências Econômicas. Durante a graduação, destacou-se como líder estudantil, ocupando posições como representante de turma, vice-presidente da Associação Atlética (atual Diretório Central dos Estudantes ‒ DCE) e representante dos alunos em conselhos e negociações institucionais.

Em 1987, foi contratado como professor de tempo integral. Nas décadas seguintes, além de professor, também assumiu outros cargos administrativos e acadêmicos, incluindo coordenação de curso, chefe de departamento, membro de comissões e conselhos e diretor da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari.

Nos anos 1990, com a criação da Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior, Lazzari foi nomeado diretor-geral e, logo depois, na transformação em Centro Universitário UNIVATES, passou a ser o reitor da Instituição. Em 2017, após a transformação do Centro Universitário em Universidade do Vale do Taquari - Univates, foi o reitor até o final de 2020, quando passou a presidir a Fundação Univates, mantenedora da Universidade.

Clique aqui para ler um artigo de autoria de Ney Lazzari, no qual ele analisa as perspectivas históricas do Vale do Taquari, suas características econômicas e culturais, além de explorar possibilidades para o futuro da região, com base na experiência de quem dedicou mais de quatro décadas ao desenvolvimento regional.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar