Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Eventos

Evento on-line abre discussões para o Diálogos na Contemporaneidade

Por Pietra Darde

Postado em 25/11/2024 15:55:58


Compartilhe

No dia 21 de novembro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, realizou o Esquenta IX Diálogos, um evento on-line que contou com a palestra do professor e doutor em Ciências da Comunicação Deivison Moacir Cezar de Campos. O encontro serviu como preparação para a próxima edição do Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, programado para abril de 2025, que terá como tema “Por outros modos de pensar a vida, a terra e o nosso jeito de estar no mundo”.

O professor Deivison Moacir conduziu a palestra “Sedução da encruzilhada: desafios políticos e epistemológicos para pensar um devir negro do mundo”. Durante sua exposição, ele promoveu reflexões sobre como corpos e subjetividades negros são reconhecidos, desvalorizados e reinventados nos contextos sociais e políticos contemporâneos.

Dividida em três momentos, a palestra começou com uma análise crítica do mundo atual sob a perspectiva étnico-racial. Em seguida, o professor abordou os desafios do debate racial no contexto contemporâneo. Por fim, apresentou ideias sobre um mundo possível, enfatizando a necessidade de pensar em outras formas de existir e conviver.

“Para discutirmos outros discursos possíveis e formas alternativas de estar no mundo, precisamos enfrentar de maneira séria o discurso da branquitude”, destacou Deivison. Ele provocou o público ao questionar: “Quando falamos em relações étnico-raciais, o que vem à mente? Negros e indígenas? Mas onde ficam os brancos nesse sistema?”.

De acordo com o professor, é essencial incluir a branquitude nos debates sobre relações étnico-raciais. “Se a única forma é enxergarmos o mundo como parte da matriz europeia, precisamos nos abrir para um diálogo efetivo que valorize as contribuições de outras culturas e recrie nosso contrato social”, afirmou.

Ao final da palestra, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e aprofundar as discussões. 

Diálogos na Contemporaneidade

O evento Diálogos na Contemporaneidade, realizado a cada dois anos, tem como objetivo repensar a realidade contemporânea em suas relações com diversas áreas do conhecimento, com destaque para as ciências humanas, sociais e sociais aplicadas. Em 2023 a palestra de abertura do evento teve a participação da youtuber e filósofa Rita Von Hunty. Ao todo, o evento contou com mais de 3,5 mil inscrições em diferentes atividades. 

Em 2025, o Diálogos acontecerá entre os dias 14 e 16 de abril.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar