Entre as 18h de sexta-feira, 22 de novembro, e as 18h de sábado, 23 de novembro, o Estádio Olímpico da Universidade do Vale do Taquari - Univates se tornou palco de uma verdadeira maratona de saúde e bem-estar. Durante 24 horas, centenas de pessoas se revezaram na pista atlética para caminhar ou correr, participando do evento 24h pela Saúde, promovido pela Univates em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Ao todo, os participantes percorreram 3.509 quilômetros e 744 metros. Já a soma da permanência das pessoas na pista foi de aproximadamente 500 horas de atividades físicas.
O evento teve como principal objetivo celebrar os 10 anos da pista atlética da Universidade, promovendo a prática de atividades físicas e incentivando hábitos saudáveis. A proposta era garantir que ao menos uma pessoa estivesse na pista, caminhando ou correndo, durante todo o período de 24 horas, sem interrupções.
Além disso, o evento teve caráter solidário. Os participantes puderam fazer doações voluntárias em dinheiro, destinadas à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), reforçando o compromisso da Univates com a responsabilidade social.
A estudante de Publicidade e Propaganda Laura Tais Thesing foi uma das participantes do evento e destacou a experiência como diferente e divertida.
Foi minha primeira vez em um evento totalmente coletivo e descontraído, sem a pressão da competição. O evento estava muito bem organizado. No momento em que eu estive, tinha música, equipe de apoio e frutas disponíveis para os participantes. Foi muito legal ver tantas pessoas engajadas, seja correndo, caminhando ou apenas aproveitando o momento. Acredito que eventos assim são essenciais para promover a saúde na nossa região, contou Laura.
O professor e coordenador do curso de Educação Física da Univates, Leonardo De Ross Rosa, ressaltou o sucesso do evento. Ficamos felizes com a participação de tantas pessoas. O evento foi um sucesso e reforça o compromisso da Univates, universidade comunitária que é, com a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade, além de consolidar a pista atlética como um espaço aberto de prática física, integração e celebração. Em 2025 certamente repetiremos a dose em comemoração aos 25 anos do curso de Educação Física, afirmou Rosa.
Além das atividades na pista, o evento contou com ações paralelas organizadas em parceria com o Sesc, o Saúde Univates e outras entidades da região. Para as crianças, havia brinquedos infláveis, enquanto os 300 primeiros participantes inscritos receberam medalhas como forma de reconhecimento e valorização da prática física.
O evento contou com apoio da Run More e participação de academias e assessorias voltadas à saúde e ao esporte, bem como da Atlética de Educação Física, que atuou na organização, nos registros e também participando das corridas ao lado dos demais participantes.