Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ciência

Lançamento de e-book aborda a ensino, arquivo e docência na contemporaneidade

Por Lucas George Wendt

Postado em 22/11/2024 11:35:11


Compartilhe

Em 2021, a temática do ensino começou a ocupar um lugar central nas pesquisas de um grupo de estudiosos brasileiros e estrangeiros, especialmente ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, que agora lança um e-book com 15 artigos que exploram essa área sob diferentes perspectivas. 

O e-book nasce de perguntas fundamentais: Por que um Programa em Ensino? Qual a diferença entre ensino e educação? E como se constrói o ensino como prática autônoma? A coletânea visa aprofundar essas reflexões e trazer uma visão crítica sobre a prática docente.

O grupo, composto por pesquisadores de diversas universidades brasileiras e internacionais, reúne artigos divididos em três blocos temáticos: Ensino e Arquivo, Ensino, Prática Docente e Aula, e Ensino e Saberes. A organização é de Angélica Vier Munhoz, Fabiane Olegário e Inauã Weirich Ribeiro. Cada um desses blocos explora o ensino sob óticas diversas, que vão desde a importância do arquivo e da memória na construção do conhecimento até as complexidades da prática docente e os desafios de ensinar na contemporaneidade.

No primeiro bloco, Ensino e Arquivo, destacam-se trabalhos como o de Inauã Weirich Ribeiro e Angélica Vier Munhoz, que exploram os discursos sobre a área de conhecimento em Ensino no Brasil, e o de Silas Monteiro, que analisa o ensino por meio dos conceitos de arquivo e différance de Jacques Derrida. Outros textos abordam temas variados, como o uso de patrimônios culturais como espaços de aprendizado e a relação entre ensino e pandemias.

O segundo bloco, Ensino, Prática Docente e Aula, explora como o ensino pode ser uma prática viva e dialógica. Morgana Domênica Hattge, Sandra Maria Krindges e Suzana Feldens Schwertner refletem sobre o ensino na obra de Charles Dickens, enquanto Sônia Regina da Luz Matos traz uma experiência de ocupação urbana que reinventa a prática docente. Outros textos refletem sobre o impacto da educação a distância na prática de ensino e a importância da presença na relação professor-aluno.

O bloco Ensino e Saberes examina as conexões entre o ensino e outras áreas do conhecimento. Entre os artigos, destaca-se o de Ieda Maria Giongo, Marli Teresinha Quartieri e Nathália Raquel Adier, que traz uma análise sobre etnomatemática e o pensamento crítico, e o trabalho de Ester Maria Dreher Heuser, que convida os leitores a refletirem sobre a nobreza e vitalidade da prática docente através da filosofia.

O material, disponibilizado gratuitamente, pode ser acessado por meio deste link. A obra contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e foi lançada pela Editora Univates. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar