Porto Alegre será palco do Seminário A Ciência no Enfrentamento ao Desastre de 2024 no RS: Da Emergência à Reconstrução, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2024. O evento será realizado no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e reunirá especialistas de diferentes áreas do conhecimento para debater os impactos do desastre climático que atingiu o estado neste ano e propor estratégias de reconstrução sustentável.
Organizado pela Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SEARS), em parceria com o Fórum de Reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (FORIPES), o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o seminário contará com uma abordagem interdisciplinar e interinstitucional. O objetivo é analisar os impactos do desastre, suas conexões com a crise climática e construir respostas voltadas à adaptação e preparação para futuros eventos extremos.
A programação inclui painéis temáticos com especialistas, abordando temas como mudanças climáticas, vulnerabilidades, impactos socioeconômicos e governança pública. No primeiro dia (03/12), serão realizados os painéis:
- Mudanças Climáticas e Análise Multidimensional do Desastre: Vulnerabilidades e Riscos, com palestrantes como Rualdo Menegat (UFRGS) e Elisete Maria de Freitas (Universidade do Vale do Taquari - Univates)
- Impactos na Economia, Infraestrutura e Ordenamento Territorial, que terá a participação de nomes como Marcos Caputi Lélis (Unisinos) e Alessandro Miebach (UFRGS).
Já no segundo dia (04/12), o foco estará nos impactos sociais e na governança de políticas públicas, com destaque para discussões conduzidas por representantes de instituições como EMATER/RS, FEEVALE, FURG, e FAMURS.
Inscrições abertas
As inscrições estão abertas até o dia 22 de novembro pelo site oficial da UFRGS (acesse aqui). O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Interessados podem obter mais informações pelo e-mail seminario-sears@presidencia.gov.br ou pelo telefone (61) 3411-6237.