Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Univates firma parceria com a instituição italiana Villa La Palladiana para intercâmbio cultural e acadêmico

Por Pietra Darde

Postado em 19/11/2024 15:10:46


Compartilhe

No sábado, 16 de novembro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates firmou  um acordo de colaboração com a instituição italiana Villa La Palladiana, localizada na região do Vêneto, Itália. O acordo tem como objetivo principal promover o intercâmbio de conhecimentos, especialmente no campo da arquitetura, e foi formalizado durante uma cerimônia realizada no estande da Univates na Expovale + Construmóbil.

A parceria foi assinada pela reitora da Univates, professora Evania Schneider, e pelo representante da Associação Veneti nel Mondo, Aldo Rozzi Marin. O evento também contou com a presença da integrante da entidade italiana, Anna Turcato; do secretário de Cultura e Território da Região do Vêneto, Cristiano Corazzari; do deputado estadual da Região do Vêneto, Luciano Sandonà; da presidente do Comitê Vêneto do Estado do Rio Grande do Sul, Isabel Dalcin; do diretor do Museu do Pão, Ismael Rosset; e da coordenadora de projetos da Associação dos Amigos dos Moinhos, Luciane Predabon. A colaboração foi viabilizada pelo trabalho conjunto do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Cristiano Zluhan Pereira, e de Ismael Rossett, de Ilópolis. Este último facilitou a visita da comitiva de italianos ao Vale do Taquari para participarem de diversas atividades, além da formalização da parceria.

O acordo, com duração inicial de cinco anos,  prevê diversas atividades voltadas à formação de estudantes e professores nas áreas de patrimônio cultural, arquitetura, meio ambiente e paisagem, turismo, história e economia. A parceria reforça, ainda, a comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, celebrados em 2025, e objetiva promover o estudo e a difusão da obra de Andrea Palladio, renomado arquiteto italiano do século XVI. 

Entre as ações previstas, destaca-se uma viagem de imersão à Itália no segundo semestre de 2025, oportunidade em que os estudantes, professores e egressos ficarão hospedados na Villa La Palladiana para vivenciar experiências diretamente relacionadas ao patrimônio cultural da região do Vêneto.

A reitora Evania Schneider destacou a relevância do acordo para a comunidade acadêmica e do Vale do Taquari.

“Esta parceria proporcionará momentos de muito aprendizado e, acima de tudo, a  preservação da cultura italiana. Nós somos, aqui no Vale do Taquari, uma representação da cultura italiana, e este acordo significa materializar a importância dos imigrantes italianos para nossa história, permitindo o resgate dessa herança histórica”.

Por sua vez, Aldo Rozzi Marin revelou estar muito feliz com essa parceria para troca de experiências e intercâmbio, envolvendo as construções da região do Vêneto, que tiveram uma grande importância para constituição de memórias afetivas dos italianos que migraram para o Brasil.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar