Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Meio Ambiente

Replantio de árvores inicia recuperação de área degradada em Alto Conventos, em Lajeado

Por Lucas George Wendt

Postado em 19/11/2024 13:37:29


Compartilhe

Na manhã da sexta-feira (8), ocorreu uma ação ambiental de lançamento de sementes de plantas nativas em uma encosta na localidade de Alto Conventos, em Lajeado. O objetivo é acelerar o processo de restauração da área afetada por deslizamento de terra ocorrido durante as intensas chuvas de maio de 2024. A atividade foi realizada pela equipe do Laboratório de Botânica da Universidade do Vale do Taquari - Univates e por membros do Movimento Pró-Mata Ciliares do Vale do Taquari e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

O deslizamento, ocorrido no dia 30 de abril, atingiu uma área de 1,8 hectares na propriedade de Cristiano Danieli, na rua das Indústrias, deixando um cenário de destruição. A área afetada englobou a crista, o transporte e a deposição de terra, resultando em um desastre ambiental. A ação de recuperação, que visa restaurar a vegetação da região, cobriu 1,46 hectares da área devastada.

De acordo com o biólogo diplomado pela Univates Mathias Hoffstetter, o objetivo da ação foi restabelecer a vegetação em regiões impactadas pelo deslizamento. Foram lançadas sementes de 34 espécies nativas da região, como pata de vaca, angico e açoita cavalo, além de arbustivas e trepadeiras. No total 32,5 kg de sementes foram lançados na encosta, incluindo 17,5 kg de sementes de plantas nativas misturadas com substrato e cerca de 15 kg de sementes de plantas de cobertura, como aveia de verão.

A coordenadora do Laboratório de Botânica da Univates, professora doutora Elisete Maria de Freitas, destacou que a ação é parte de um esforço contínuo para recuperação de áreas afetadas pelo desastre climático, com planos para futuras intervenções em outras regiões da bacia hidrográfica do rio Taquari-Antas. O trabalho conjunto entre a Universidade, o movimento ambiental e o Ibama reforça a importância da preservação e restauração ambiental, além de contribuir para a mitigação de desastres naturais na região.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar