Em setembro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou a 26ª Olimpíada Matemática da Univates (OMU). Aproximadamente 2.500 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, oriundos de 71 escolas e 21 municípios do Vale do Taquari, participaram da prova, que aconteceu na Univates, marcando o retorno ao formato presencial após as edições realizadas remotamente devido à pandemia de covid-19. A lista de classificados está disponível e pode ser conferida abaixo.
A Olimpíada faz parte do projeto de extensão Olimpíada Matemática da Univates: fomentando o raciocínio lógico e tem como objetivo estimular o interesse e o prazer pela Matemática.
A competição envolveu estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, que realizaram as provas de forma individual ou em duplas.
A Comissão Organizadora da 26ª OMU optou por selecionar até 15 provas com resolução diferenciada, em cada ano de escolaridade. Destas, as três melhores foram classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares e receberão medalhas. Em alguns casos houve empate em todos os critérios de avaliação das provas, optando-se por premiar mais de uma dupla com medalha de ouro.
A cerimônia de premiação será no dia 13 de dezembro, às 14h, no auditório do Prédio 7.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail omu@univates.br, com integrantes do projeto de extensão Olimpíada Matemática da Univates: fomentando o raciocínio lógico.
Clique aqui para acessar os resultados da 26ª OMU.
Saiba mais sobre a Olimpíada Matemática da Univates
Desde sua criação em 1997, a OMU tem como objetivo estimular o interesse e o gosto pela Matemática, incentivando a vocação científica entre os estudantes dos municípios do Vale do Taquari e de regiões vizinhas.
Ao longo de suas 26 edições, a OMU já envolveu 54.849 estudantes de 35 municípios, consolidando-se como uma iniciativa que vai além do incentivo ao estudo da Matemática, promovendo a integração entre pessoas e a diversidade de saberes.
Este ano, a OMU conta com o apoio da Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação nº 03/2023 - Olimpíadas Científicas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento científico e educacional da região.