Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Extensão

Parceria entre Univates e empresa de coleta de eletrônicos promoverá competição sustentável de robôs de combate

Por Lucas George Wendt

Postado em 11/11/2024 13:30:37


Compartilhe

Em outubro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates firmou uma parceria com a empresa Morais e Maia Coleta de Eletrônicos, voltada para o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica. A iniciativa tem como objetivo fornecer materiais descartados para alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação e Engenharia de Software, incentivando a construção de robôs de combate. A competição inaugural acontecerá nas instalações da Univates em dezembro.

A parceria prevê que os estudantes utilizem componentes eletrônicos reciclados para a construção de seus robôs. Esses materiais são provenientes de práticas de logística reversa, coletas comunitárias e descarte adequado de eletrônicos por parte da população. O uso de insumos reciclados reforça a importância da sustentabilidade, permitindo que os alunos tenham acesso gratuito às peças, desde que respeitem as diretrizes de uso consciente, evitando o desperdício de componentes reutilizáveis.

Morais e Maia, empresa especializada no reaproveitamento de resíduos eletrônicos, realiza a desmontagem de equipamentos e a separação de materiais como ferro, alumínio, plástico e cobre, que são destinados a empresas de reciclagem. Motores, conectores, fios, sensores e outros componentes, que ainda têm potencial de uso, ficam disponíveis para projetos, como o de construção dos robôs. A empresa também comercializa materiais reaproveitáveis para indivíduos e indústrias, incentivando a economia circular.

A competição de robôs envolve a aplicação prática de conceitos de sistemas embarcados, como movimentação, localização e estratégias de combate, aprendidos em sala de aula. Esses eventos, populares na mídia, costumam envolver altos custos para a construção dos robôs e riscos de danos significativos, devido ao uso de baterias de alta potência. A Univates, alinhada com suas políticas ambientais, opta por estimular a reutilização de materiais, uma prática que também reforça o compromisso dos alunos com a sustentabilidade.

Para o professor Alexandre Wolf, a destruição de componentes novos é contrária às práticas sustentáveis adotadas pela Universidade, especialmente quando se trata de robôs de combate. Segundo ele, a reutilização de materiais é uma prioridade, já que, após danificados, os equipamentos podem ser encaminhados novamente para descarte adequado. “É mais estimulante explorar um depósito de materiais descartados do que um shopping center, pois encontro muitas ideias para projetos”, afirma Wolf, que também é colecionador de computadores antigos.

A Morais e Maia ressalta que a reciclagem de eletrônicos começa com o descarte correto por parte da comunidade. A empresa promove campanhas de coleta em feiras e eventos locais, além de disponibilizar pontos de coleta em sua sede. A parceria com a Univates não só fortalece a visibilidade do trabalho da empresa, mas também sensibiliza a população sobre a importância do descarte consciente.

Na primeira edição da competição, duas turmas dos cursos de Engenharia participarão como um teste piloto para avaliar a viabilidade do projeto. Caso o evento seja bem-sucedido, a intenção é expandir a competição, exigindo uma infraestrutura ainda mais robusta. A construção dos robôs envolve um amplo conhecimento de Mecânica, Eletrônica e Programação, além de incentivar os estudantes a aplicarem os conteúdos aprendidos em aula de forma prática e competitiva.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar