Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Extensão

Projeto Brocantes, da Univates, participa da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre

Por Lucas George Wendt

Postado em 07/11/2024 12:01:34


Compartilhe

Em meio à celebração dos 70 anos da Feira do Livro de Porto Alegre, o projeto "Brocantes: palavras e coisas da escola", desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates marcará presença no evento, trazendo ao público uma amostra de seus resultados preliminares sobre a produção de um arquivo de documentos escolares de um século.

A participação da equipe do projeto será no domingo, 10 de novembro. Organizada pelo grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM) do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, a iniciativa busca atrair a atenção dos visitantes ao explorar a relação entre os documentos históricos escolares e o contexto em que foram produzidos.

Realizada na Praça da Alfândega, no coração da capital gaúcha, a Feira do Livro de Porto Alegre é o maior evento literário a céu aberto da América Latina. Nesta edição, que vai de 1º a 20 de novembro, mais de mil eventos culturais gratuitos fazem parte da programação, que se estende diariamente das 10h às 20h. Com 72 bancas no local, o evento espera receber 1,5 milhão de visitantes, oferecendo uma experiência diversificada e rica para leitores e pesquisadores.

O projeto Brocantes reúne uma coleção extensa de documentos escolares do início do século XX, formando um arquivo que serve como testemunho dos processos educacionais de diferentes épocas. Os pesquisadores da Univates e seus parceiros — incluindo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) — vêm trabalhando no levantamento, catalogação e preservação desses registros.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar