Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
A revista Estudo & Debate é um periódico da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas.
Confira os textos desta edição
FATORES QUE INFLUENCIAM O SURGIMENTO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA (PSR) EM PAU DOS FERROS NO RIO GRANDE DO NORTE (RN)
Andressa de Sousa Barros, Ronie Cleber de Souza, Sara Taciana Firmino Bezerra
ESTUDO DE CASO: VALORIZAÇÃO DA ÁREA DE CUSTOMER EXPERIENCE (CX) EM UM GRANDE BANCO DE INVESTIMENTOS BRASILEIRO
Gustavo Curti Alves Campalle, João Pinheiro de Barros Neto
CONTEXTUALIZAÇÃO ECONÔMICA, AMBIENTAL E SOCIAL DAS ASSOCIAÇÕES DE RECICLADORES E CATADORES NO MUNICÍPIO DE ERECHIM, RS
Fernanda Testa Brustolin, Joyce Cristina Gonçalvez Roth, André de Lima Cardoso, Robson Evaldo Gehlen Bohrer
A AMARRA DA PRODUTIVIDADE DO TRABALHO NO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO MARANHÃO ENTRE 1994 E 2016
Carlos Henrique Candido de Sousa
SIGNIFICADO DO DINHEIRO PARA ESTUDANTES: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Vitória Vieira da Rosa, Alice Munz Fernandes
ANÁLISE DO EMPREGO FORMAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE FEIRA DE SANTANA PARA O PERÍODO 2020 E 2022
Silmara Santos Silva, Leandro Batista Duarte, Verônica Ferreira Silva dos Santos
ENCHENTES E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: UMA ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO EM MUNICÍPIOS GAÚCHOS ATINGIDOS PELAS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL
Marco André Cadoná, Valter de Almeida Freitas
Saiba mais
A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos Estudo & Debate, Signos e Destaques Acadêmicos. O periódico Caderno Pedagógico encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos.
É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores.
Sistemas como o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.