Após 11 anos longe dos palcos, a atriz Camila Morgado se apresentará no Teatro da Universidade do Vale do Taquari - Univates com a peça A Falecida, de Nelson Rodrigues, um dos dramaturgos mais importantes do Brasil, em 17 de novembro (domingo), às 18h. O clássico teatral, que completou 70 anos em 2023, traz uma crítica ácida à sociedade carioca de 1950, explorando temas como hipocrisia, morte, desejo e ambição.
O evento é realizado pela Little John Produções. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Minha Entrada ou na Biblioteca Univates (que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h), nos valores de R$ 70,00 a R$ 160,00 + taxas.
Clique aqui para conferir informações sobre políticas de descontos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Teatro Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.
Saiba mais sobre a peça e o elenco que a encena
Zulmira é uma mulher que vive em um subúrbio do Rio de Janeiro, consumida pela obsessão de que está gravemente doente. Seu maior desejo é ter um funeral de luxo, acreditando que isso traria algum sentido e dignidade à sua existência banal. Casada com Tuninho, um homem sem ambições, ela tenta convencê-lo a cumprir sua vontade após sua morte. Ao longo da trama, a peça revela as angústias e contradições de Zulmira, abordando temas como vaidade, alienação e o vazio das convenções sociais.
A Falecida é dirigida por Sérgio Módena, cujos espetáculos receberam mais de 30 indicações e 13 prêmios nas principais premiações do Rio de Janeiro e São Paulo. Além de Camila Morgado no papel de Zulmira, o elenco da peça conta ainda com os atores Cláudio Gabriel, Stela Freitas, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Thiago Marinho e Alan Ribeiro.
No cinema
No cinema, a personagem Zulmira foi interpretada por Fernanda Montenegro, uma das mais célebres atrizes do Brasil. Dirigido por Leon Hirszman, o filme A Falecida (1965) é uma adaptação da peça de Nelson Rodrigues.
Em A Dama do Estácio (2012), curta-metragem dirigido por Eduardo Ades, Fernanda também interpreta uma personagem chamada Zulmira, que, embora tenha semelhanças com a obra original de Rodrigues, apresenta características distintas. Em ambos os papéis, no entanto, a atriz dá vida a uma mulher obcecada pelo próprio funeral.
Centro Cultural Univates: 10 anos de eventos, arte e cultura no Vale do Taquari
Inaugurado em 2014, o espaço é integrado pela Biblioteca (aberta ao público em agosto e uma das mais modernas do Brasil) e pelo Teatro, cuja abertura foi em 3 de maio. O Centro Cultural tornou-se referência arquitetônica, artística e cultural, levando o nome da cidade de Lajeado e da região à rota das maiores atrações do País.
Entre palestras acadêmicas, solenidades de formatura, shows, espetáculos e eventos corporativos, o Teatro Univates sediou mais de 800 atividades desde sua abertura, com público estimado de 500 mil pessoas. O local já recebeu artistas nacionais e internacionais e é considerado uma das obras de arquitetura mais importantes do Brasil, segundo a publicação especializada ArchDaily.
Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.